sábado, 11 de dezembro de 2010

Sem competir na semi por lesão, Sarah Menezes leva bronze em Tóquio

  • Sarah Menezes mostra bronze ao lado da técnica após a premiação do Grand Slam de Tóquio Sarah Menezes mostra bronze ao lado da técnica após a premiação do Grand Slam de Tóquio
O sábado para Sarah Menezes foi muito bom até as semifinais do Grand Slam de Judô, disputado em Tóquio. Após garantir classificação para a luta que valia vaga na final da categoria até 48kg, a piauiense sentiu lesão em um dos dedos da mão direita e não pôde disputar o combate. Com isso, a bicampeã mundial júnior encerrou a sua participação com o bronze.
As donas da casa dominaram a categoria. Sem precisar de esforço, Kaori Kondo passou à final por causa da desistência da brasileira. Na decisão, não conseguiu superar a sua compatriota Tomoko Fukumi. A também japonesa Shoko Ibe levou a outra medalha de bronze.
Medalha de bronze no último Mundial de judô feminino, disputado também no Japão, em setembro, Sarah teve boa participação neste sábado e repetiu o desempenho. A campanha da brasileira começou com triunfo por ippon sobre Luz Alvarez, da Colômbia.
Em seguida, ela bateu a espanhola Oiana Blanco com um wazari. Para chegar à semifinal, a piauiense aplicou novo ippon, desta vez sobre o romena Carmen Bogdan. Foi nesta luta que Sarah sofreu uma luxação interfalageana do quinto dedo da mão direita. Apesar da dor, a judoca seguiu no combate e saiu com a vitória.
Com o resultado, Sarah, que atualmente está na sexta colocação no ranking mundial e olímpico da modalidade, soma mais 120 pontos. O ranqueamento vai até abril de 2012 e as 14 judocas mais bem colocadas garantem vaga nas Olimpíadas de Londres de 2012.
 

Outros resultados de sábado

 
Além de Sarah Menezes, Leandro Cunha (66kg) e Érika Miranda (52kg) entraram no tatame. Leandro venceu o norte-americano Toshiya Nishimura por ippon, mas acabou superado pelo japonês Masashi Ebinuma por wazari no golden score. Já Érika Miranda derrotou na estreia a francesa Priscilla Gneto por yuko e, na fase seguinte, perdeu para a vice-campeã olímpica e campeã mundial Yanet Bermoy, de Cuba, por ippon no golden score.