quarta-feira, 5 de junho de 2013

A rodada do Campeonato Brasileiro desfalcada de 21 jogadores. Culpa do calendário

A culpa não é da seleção, mas do calendário, que castiga os clubes quando as datas Fifa chegam. Neste final de semana, tem Eliminatórias de Copa do Mundo na América do Sul, amistoso Uruguai x França e preparação da seleção brasileira para a Copa das Confederações. Assim, 21 jogadores estão fora da rodada do Brasileirão da Série A.
São 10 convocados de clubes brasileiros da seleção brasileira, além de Neymar, que já não pode ser tratado como desfalque, por ser agora jogador do Barcelona.
A saber:
Jéferson (Botafogo), Diego Cavalieri (Fluminense), Jean (Fluminense), Fred (Fluminense), Réver(Atlético Mineiro), Bernard (Atlético Mineiro), Paulinho (Corinthians), Fernando (Grêmio), Jádson (São Paulo) e Leandro Damião (Internacional).
E mais:
Valencia (do Fluminense para a Colômbia), Vargas (do Grêmio para o Chile), Marcos González (do Flamengo para o Chile), Guerrero (do Corinthians para o Peru), Ramírez (da Ponte Preta para o Peru), Yotún (do Vasco para o Peru), Montillo (do Santos para a Argentina), Lodeiro (do Botafogo para o Uruguai), Forlán (do Internacional para o Uruguai), Marcelo Moreno (do Flamengo para a Bolívia), Viscarra (do Vitória para a Bolívia).
Verdade que a crise do calendário afligiu os alemães, com a seleção de Joachim Löw perdendo dos Estados Unidos sem os jogadores do Bayern.
Mas no Brasil é inacreditável e inaceitável. Todos os meses a situação se repete, sem ninguém tomar uma atitude. Quando clube joga, seleção não joga. Quando joga seleção, clube não pode jogar.
É assim no mundo inteiro. Tem de ser assim no Brasil.