terça-feira, 26 de julho de 2011

Campeonato deve ter fusão entre 1ª e 2ª divisões que pode beneficiar o River

O Comitê Executivo da Associação Argentina de Futebol (AFA) apresentou, nesta segunda-feira, um projeto para modificar o campeonato do país e fazer uma fusão entre as 40 equipes da primeira e da segunda vivisão. A medida, que deve ser aprovada por uma assembléia da federação no dia 18 de outubro, pode beneficiar o River Plate, rebaixado no último torneio.

O River disputará de qualquer forma a Segundona do Campeonato Argentino na próxima temporada, porém, terá presença assegurada na elite do campeonato seguinte, com o inchaço do torneio - desde que não caia para  Terceira Divisão.

Com 22 votos a favor e três abstenções, a maioria dos clubes argentinos apoiaram a mundança, que entraria em vigor em agosto de 2012. A partir de então, os quatro piores clubes na classificação geral seriam rebaixados.

Os 40 times seriam divididos em cinco grupos de oito, e os quatro melhores de cada um avançariam para disputar o título e as vagas na Copa Libertadores. Já os quatro piores de cada grupo decidiriam a classificação para a Copa Sul-Americana e o descenso.

A possibilidade da mudança foi assunto bastante comentados pelos argentinos nas redes sociais nesta segudna-feira. Torcedores de clubes rivais do River Plate não ficaram nada satisfeitos com a chance de uma virada de mesa.