quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Inter encerra jejum, vence com gol de D'Alessandro e acaba com sequência invicta do Corinthians

Gazeta Press
D'Alessandro comemora depois de abrir o placar para o Internacional
D'Alessandro comemora depois de abrir o placar para o Internacional
Depois de 42 dias, o Internacional voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe recebeu o Corinthians no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e triunfou por 1 a 0, pela 18ª rodada do Nacional. D'Alessandro, de falta, marcou o único gol da partida aos dez minutos do segundo tempo.

O último triunfo do time colorado havia sido em 24 de julho, quando batera o São Paulo no Morumbi. Desde então, sofreu uma derrota e vinha de seis empates seguidos. Aliás, os gaúchos são a equipe que mais empatou na Série A: nove vezes. O Corinthians vem logo atrás com oito, ao lado do Goiás. Dessa forma, o duelo colocou frente a frente os reis das igualdades.
Se acabou com o jejum do time colorado, o resultado também encerrou a invencibilidade corintiana na Série A. Eram dez jogos sem saber o que era derrota - cinco vitórias e cinco empates. O último revés tinha sido em 14 de julho, diante do Atlético-MG, por 1 a 0, em casa.
Com o resultado, o Inter chega a 27 pontos, ainda um pouco distante do G-4. O Corinthians, por sua vez, estaciona nos 29, é o quinto colocado e não consegue entrar na zona de classificação à Libertadores.
A partida ainda ficou marcada por um lance inusitado. Aos 23 minutos da primeira etapa, Cássio se chocou fortemente em uma disputa pelo alto com Leandro Damião e ficou caído no gramado. Fabrício, na sequência, emendou um chute para o alvo vazio e marcou. A principio, o árbitro sinalizou o gol, mas, assim que viu o goleiro no chão, paralisou a partida e não validou o lance.
Os jogadores do Inter protestaram com a marcação, assim como o técnico Dunga. Tite também não ficou parado e saiu correndo assim que Fabrício mandou a bola na rede, já inconformado com uma possível confirmação do gol. Por conta disso, acabou expulso. A partida logo recomeçou, mas Cássio, que tentou voltar, não suportou a lesão e foi substituído por Danilo Fernandes.
O duelo desta quarta poderia ter marcado dois reencontros, mas nenhum deles ocorreu. Alexandre Pato, revelado pelo Inter, tinha a oportunidade de enfrentar sua ex-equipe pela primeira vez, mas foi desfalque por estar servindo à seleção brasileira. Já os corintianos não puderam rever Jorge Henrique, que deixou o clube de Parque São Jorge por problemas extracampo nesta temporada, pois o meia-atacante estava suspenso.
Os gaúchos ainda sofreram com a ausência de Forlán, chamado pela seleção uruguaia. A equipe visitante, por sua vez, também não contou com o peruano Guerrero, que também foi defender o seu país.
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional visitará a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, no sábado, às 18h30 (de Brasília). Um dia depois, o Corinthians receberá o lanterna Náutico no Pacaembu, às 16h.
O jogo
Embalado com a goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, o time visitante tomou a iniciativa nos primeiros minutos. Emerson perdeu grande chance logo aos dois minutos de bola rolando ao partir com liberdade e mandar para fora do alvo. Porém, logo os gaúchos equilibraram e passaram a levar mais perigo.
Em meio a um jogo acelerado, mas de poucas oportunidades, a etapa inicial ficaria marcada pelo lance polêmico, envolvendo a lesão de Cássio e a anulação do gol. Passado o nervosismo com o episódio, a equipe colorada se mostrou melhor e passou a atacar mais. D'Alessandro, em chute rasteiro, exigiu defesa do arqueiro aos 37 minutos.
O Corinthians respondeu e voltou a equilibrar o confronto. Porém, sem um centroavante, mostrava dificuldade na conclusão e para segurar a bola no setor ofensivo. Assim, o empate sem gols persistiu até o fim do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Inter seguiu mais ofensivo, mas sem criar oportunidades. Em meio a este cenário, os mandantes abriram o placar em uma bola parada. Aos dez minutos, D'Alessandro cobrou falta da direita em direção ao alvo, a bola desviou em Romarinho e entrou no ângulo esquerdo da meta de Danilo Fernandes.
Em desvantagem, a equipe alvinegra procurou adotar uma postura mais ofensiva, mas mostrava muitos problemas de criatividade e não oferecia perigo ao gol defendido por Alisson.
Com o passar do tempo, o jogo seguia pouco agitado e sem oportunidades claras. Dessa forma, os mandantes não tiveram problemas para seguirem à frente até o apito final e voltarem a comemorar uma vitória no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 4 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Scocco e D'Alessandro (Internacional); Douglas e Emerson (Corinthians)
Gol: D'Alessandro, aos dez minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Alisson; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, D'Alessandro e Scocco (Josimar); Otávio (Caio) e Leandro Damião (Alex)
Técnico: Dunga
CORINTHIANS: Cássio (Danilo Fernandes); Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos (Alessandro); Ralf e Ibson (Igor); Danilo, Douglas e Romarinho; Emerson
Técnico: Tite