quinta-feira, 10 de maio de 2012

Federer vence batalha contra Raonic e encara algoz de Bellucci nas 8as em Madri

De um lado, um ex-número um do mundo estreando na temporada de saibro de 2012. Do outro, um jovem canadense que já mostrou que poder fazer muito estrago com o seu saque e mostra ótima consistência no fundo da quadra. No final do embate entre o suíço Roger Federer e o canadense Milos Raonic, prevaleceu a experiência do 3º colocado no ranking da ATP. Após perder o primeiro set, Federer confirmou a vitória com parciais de 4-6, 7-5 e 7-6(4) em 2h13 de jogo.

No primeiro set, Raonic logo mostrou o ótimo primeiro serviço do qual dispõe. Nas 14 vezes que conseguiu encaixar o priemiro serviço, ele ganhou todos os pontos contra Federer. Apesar de um aproveitamento mais baixo com o primeiro saque (73%), o suíço conseguiu se manter no jogo até o 4 a 4, quando o adversário converteu a única oportunidade de break-point que teve durante a partida.

Na segunda parcial, o panorama se repetiu, com ambos mantendo os respectivos serviços. No 5 a 5, o canadense teve a grande chance de conseguir matar a partida. Com um break-point a favor, ele não foi bem sucedido ao atacar Federer, que reverteu a situação e confirmou seu saque. No game seguinte, o suíço se portou de maneira mais agressiva, quebrou o saque do adversário pela primeira vez no duelo e ganhou o segundo set.

Na terceira parcial, Federer correu o risco de ser quebrado por três vezes - no entanto, o suíço conseguiu se defender bem e impediu a conversão dos break-points. Sacando com 6-5 contra, Raonic alcanaçou seu 20º ace na partida e levou a definição do set e do duelo para o tie-break.

Federer se aproiveitou dos erros do canadense e logo abriu 4 a 1.  Em desvantangem, Raonic conseguiu diminuir para 4 a 3, mesmo depois de jogar apenas com o segundo serviço. Ainda assim, Federer se manteve no controle e, com uma bela winner cruzada, fechou a partida.

Nas oitavas de final, o suíço, que já ganhou duas vezes o torneio, (2005 e 2009) irá enfrentar o francês Richard Gasquet - que elimnou o brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada em Madri.