sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ivanovic vence e encerra tabu contra Sharapova

Roma (Itália) - A sérvia Ana Ivanovic levou a melhor no duelo de musas com a russa Maria Sharapova, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final do Premier de Roma. Com um jogo bastante agressivo, a tenista de Belgrado quebrou uma sequência de sete derrotas para a rival ao triunfar com parciais de 6/1 e 6/4, após 1h19 de jogo.
Nas quartas de final, a sérvia ex-número 1 do mundo vai medir forças com a espanhola Carla Suarez, que sequer precisou entrar em quadra e contou com a desistência da romena Simona Halep, que sentiu lesão no abdome em sua estreia no Foro Itálico e preferiu desistir, visando estar 100% fisicamente para Roland Garros.
Sem vencer Sharapova desde 2007, quando levou a melhor nas semifinais de Roland Garros, a sérvia acumulou sete derrotas seguidas, conseguindo vencer apenas dois sets nestes duelos. No encontro mais recente, três semanas atrás, em Stuttgart, Ivanovic também começou muito bem, mas permitiu a recuperação da rival e perdeu de virada.
Desta vez a sérvia não deixou o ritmo cair e conseguiu manter o alto nível até o fim. Sua largada na partida foi incrível, indo para cima de Sharapova, ela mostrou muita agressividade e precisão, sendo recompensada com um 6/1 no primeiro set.
Na segunda parcial, Ivanovic começou quebrando, mas perdeu o saque em seguida e viu a partida ficar bem mais equilibrada. As duas foram confirmando os serviços a partir do terceiro game e uma quebra solitária definiu o jogo para a sérvia, que derrubou o serviço de Sharapova no nono game e sacou em seguida para fechar.
A sérvia conseguiu concretizar a vitória no saque, mas antes teve que salvar um break-point para não dar sobrevida à perigosa rival russa. Esta foi apenas o terceiro triunfo de Ivanovic em 11 partidas contra Sharapova.
Com a derrota desta quinta, Sharapova perde a oportunidade de voltar ao top 5. A musa siberiana poderia alcançar a quinta colocação no ranking da WTA caso conseguisse conquistar o título do torneio romano, ultrapassando assim a bielorrussa Victoria Azarenka e a tcheca Petra Kvitova. Agora, a atual 7 do mundo pode perder duas posições, uma para a sérvia Jelena Jankovic e outra para a italiana Flavia Pennetta.