terça-feira, 19 de agosto de 2014

Maior treinador de MMA e Jiu-Jitsu de todos os tempos deixa saudades - e um legado imenso

Carlson Gracie completaria 82 anos nesta semana que se passou. Ele nasceu no dia 13 de agosto, mas pediu para seu pai alterar a data para o dia 12, por pura superstição.
Esta curiosidade exemplifica muito bem como ele era uma figura peculiar.
Carlson era o filho mais velho do Mestre Carlos Gracie. Foi o responsável por resgatar o nome da família quando seu tio Hélio foi derrotado pelo ex-aluno Waldemar Santana numa incrível batalha de 3h45m. Carlson derrotou Waldemar e vingou a família.
MARCELO ALONSO
Carlson formou o maior time de Jiu-Jitsu e MMA dos anos 80 e 90
Carlson formou o maior time de Jiu-Jitsu e MMA dos anos 80 e 90
Anos depois, quando se tornou treinador, formou o maior exército de lutadores da história do Jiu-Jitsu. Altamente competitivo, até mesmo colocando seus atletas para enfrentarem representantes de sua família - algo impensável na época, Carlson popularizou a Arte Suave deixando vários alunos treinarem de graça. E foi no tatame da Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, que treinaram diversas gerações vitoriosas do Jiu-Jitsu e Vale Tudo (MMA), de Cassio Cardoso e Ricardo de la Riva a Ricardo Arona e Paulão Filho, passando por nomes como Vitor Belfort, Murilo Bustamante, Wallid Ismail e Zé Mario Sperry, entre tantos outros.
Carlson faleceu no dia 01 de fevereiro de 2006, mas seu legado é enorme. Quase todas as principais academias de MMA do mundo tem forte ligação com ele, pois são dirigidas por seus ex-alunos. É assim com a BTT (Bustamante), ATT (Ricardo Liborio, Conan Silveira e Marcus Parrumpinha), Nova União (André Pederneiras), Team Nogueira (Minotauro e Minotouro) e por aí vai. E todos fazem questão de reverenciar o espírito formado pelo mestre.
A famosa academia localizada em Copacabana hoje é comandada por seus faixas-pretas Marcelo Saporito e Ary Galo, mas ela pode acabar a qualquer momento, pois o dono do prédio onde é localizada pretende vender o imóvel.
Em vários lugares do mundo, aquele local teria se tornado um museu da luta, a Rua Figueiredo de Magalhães passaria a ser chamada Rua Carlson Gracie, e um busto do Mestre seria erguido ali.
Não é um exagero.
A importância de Carlson Gracie no mundo da luta é imensurável.


Grande mestre, grande figura!