sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Rali ecológico Ações que fazem a diferença nas maiores provas de aventura do planeta

Eduard Nikolaev foi o vencedor da quarta etapa dos caminhões no Rali Dakar (Flavien Duhamel/Red Bull/Content Pool/Divulgação)
Começou essa semana um dos eventos mais esperados por quem gosta de aventura. O Rali Dakar, que tem cobertura dos canais Fox Sports. Argentina, Bolívia e Chile serão os destinos dos corajosos competidores que vão encarar a prova em 2015. São 665 pessoas, entre pilotos, navegadores, e equipes de apoio, de 53 nacionalidades diferentes! Quer mais um número impressionante? O Rali Dakar reúne 414 veículos em quatro categorias diferentes - (164) motos, (48) quadriciclos, (138) carros e (64) caminhões. 
São mais de nove mil quilômetros e um incremento ao turismo que faz toda a diferença nas localidades por onde passa. De olho nessa visibilidade e no legado que fica para moradores e turistas, o Rali Dakar há anos vem pensando em ações sociais e ambientais. Nas últimas cinco edições houve compensação de emissões de carbono. Como? Uma empresa especializada faz o cálculo de quanto gás carbônico é emitido durante o evento e isso é revertido em árvores a serem plantadas em projetos de reflorestamento. 
Desde 2011, 460 mil dólares já foram investidos no plantio de árvores na Amazônia peruana. 
Combustível sustentável
Outro exemplo de ação sustentável vem do Rali dos Sertões, evento internacional que mobiliza equipes e moradores de vários estados do nordeste do Brasil. Há alguns anos, veículos que participam da prova usam o etanol como combustível. O bio-combustível renovável, feito à base de cana de açúcar, roda nas ruas do Brasil todo nos veículos flex de passeio, e provou que pode funcionar muito bem nos off-road.
Veja também:
Voltando ao Rali Dakar, cinco brasileiros participam desta edição: Jean Azevedo, a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, o estreante Eduardo Sachs, que será navegador do português Ricardo Leal, e André Suguita.
Quem gosta de velocidade tem um encontro marcado com o Rali Dakar nos canais Fox Sports. E quem gosta de ações sustentáveis e boas práticas, também.