segunda-feira, 21 de abril de 2014

CBF lançará aplicativo para denúncias de qualquer tipo de preconceito racial

Preocupada com as últimas manifestações racistas que afetaram Tinga, do Cruzeiro, Arouca, do Santos, e o árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva, a Confederação Brasileira de Futebol lançou a campanha “Somos Iguais”para minimizar esse problema. Além da exposição de faixas em partidas, a CBF criará um aplicativo para as pessoas que presenciem qualquer tipo de preconceito possam denunciá-lo. As informações serão encaminhadas para as autoridades competentes.
racismo campanha cbf (Foto: Divulgação/CBF)Ação da CBF contra o racismo no futebol brasileiro (Foto: Divulgação/CBF)


O objetivo da campanha “Somos Iguais” é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, dentre outros. 
As ações propostas também serão realizadas nos dois amistosos que a seleção Brasileira fará antes da Copa do Mundo de 2014. Os jogadores entrarão com a faixa contendo a mensagem da campanha. O vídeo produzido pela CBF TV também será transmitido nas partidas. A primeira será realizada no dia 3 de junho, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, contra o Panamá. Depois, no dia 6, no Morumbi, em São Paulo, o amistoso será contra a Sérvia.
Confira outras ações da campanha:
Patch -Árbitros
Os árbitros de todas as partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2014 terão nos bolsos de seus uniformes o patch com o logo da campanha “Somos Iguais”.
Faixas
Faixas com a mensagem da campanha serão levadas a campo antes do início de cada partida, quando transmitidas por TV Aberta, podendo assim serem vistas pelos torcedores presentes nos estádios e pelos que assistirem pela televisão. 
Placas de publicidade
Placas publicitárias, localizadas em volta dos campos, aparecerão com o logo da campanha “Somos Iguais”.
Bolas personalizadas
Nos jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2014, das Séries A e B, quando forem transmitidas por TV aberta, serão distribuídas 10 bolas personalizadas com o logo da campanha e o texto “faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF” tendo como objetivo fazer o torcedor participar ativamente da campanha.
Locução
Antes do início das partidas do Campeonato Brasileiro, Séries A e B, será feita locução resumida da campanha “Somos Iguais”.
Vídeo
A CBF TV produzirá um vídeo de divulgação da campanha, transmitindo a mensagem de repúdio a qualquer tipo de preconceito. Um dos elementos do vídeo é o texto produzido pelo jornalista Mauro Betting, interpretado por atletas e personalidades. Este vídeo será exibido nos telões de estádios do Brasil, além de ficar disponível no site da entidade e em suas respectivas redes sociais.

As informações são do site oficial da CBF.