segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tchecas decidem Fed em casa contra Alemanha

Ostrava (República Tcheca) - Petra Kvitova ganhou mais uma vez em dois sets e garantiu a presença da República Tcheca em mais uma final da Fed Cup. A campeã de Wimbledon, que na véspera havia derrotado Camila Giorgi, desta vez superou a reserva Roberta Vinci, por 6/3 e 7/5, dando o terceiro e decisivo ponto em cima das atuais campeãs, a Itália. Entre 8 e 9 de novembro, as tchecas terão a vantagem de decidir o título em casa contra a Alemanha.

As alemãs, por sua vez, foi até Brisbane e eliminou também logo na terceira partida a Austrália. Será a primeira final das germânicas na Fed Cup desde 1992. O ponto decisivo foi obtido na partida entre as duas números 1. Angelique Kerber perdeu o primeiro set, mas virou em seguida diante da experiente Samantha Stosur, por 4/6, 6/0 e 6/4. No sábado, Kerber havia venido com grande facilidade Casey Dellacqua, enquanto Andrea Petkovic superou Stosur em dois sets.

"Será fantástico fazer a final dentro de casa", comemorou Kvitova. "Temos um time excelente, não é apenas uma jogadora", afirmou, referindo-se à importante participação da também canhota Lucie Safarova. Esta é a terceira vez em quatro anos em que a República Tcheca atinge a final da Fed Cup, tendo vencido o torneio por países em 2011 e 2012. "Foi um jogo difícil contra Vinci, precisei mexer muito as pernas para chegar corretamente na bola. Tenho trabalho muito na movimentação e com isso tenho encarado melhor os ralis".

A Itália era a atual campeã da Fed Cup, tendo vencido também em 2009 e 2010.
Repescagem - A Rússia derrotou facilmente a Argentina em casa, por 4 a 0, e garantiu direito de disputar o Grupo Mundial principal da Fed Cup em 2015. O mesmo aconteceu com a Polônia de Agnieszka Radwanska, que só venceu a Espanha fora de casa na quinta partida, a de duplas. Com isso, argentinas e espanholas caem para o Grupo Mundial 2.