segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sharapova luta para não deixar top 10 do ranking

Miami (EUA) - Num início de temporada em que ainda não disputou finais, a russa Maria Sharapova terá de lutar pelo bicampeonato no saibro de Stuttgart nesta semana para não deixar a lista das top 10 do ranking feminino. A musa está em nono lugar e pode ser ultrapassada pela eslovaca Dominika Cibulkova e pela italiana Sara Errani.

Sharapova sofreu duas duas derrotas para Serena Willliams na temporada, nas semifinais de Brisbane e de Miami, e decepcionou no Australian Open, onde sequer passou das oitavas diante de Cibulkova. Outro resultado ruim foi a derrota para Anastasia Pavlyuchenkova na penúltima rodada de Paris. Com tudo isso, vem caindo no ranking semana após semana.

Número 9 do ranking agora, a musa defende nesta semana 470 pontos pelo título do ano passado no saibro de Stuttgart e leva desvantagem porque Cibulkova e Errani não tiveram campanhas expressivas no período. Para não amargar a queda, Sharapova precisa superar a cabeça 1 Agnieszka Radwanska nas quartas de final e possivelmente disputar a semi diretamente com Errani, que tem chave dura e adversárias como Caroline Wozniacki e Angelique Kerber no caminho. Cibulkova, por sua vez, viaja da Malásia, pega Sabine Lisicki e ainda pode cruzar com a cabeça 2 Simona Halep.

Por conta da rodada da Fed Cup do fim de semana, o ranking feminino não teve mudanças entre as top 30. O destaque ficou para a juvenil croata Donna Vekic, de 17 anos, que foi campeã em Kuala Lumpur em cima de Cibulkova, saltou 30 posições e aparece agora no 65º lugar.

As principais tenistas brasileiras tiveram pequena flutuação. Teliana Pereira perdeu um posto e está no 93º, enquanto Laura Pigossi manteve a 263ª posição, Gabriela Cé avançou discretamente para 280ª e Paula Gonçalves surge no 286º posto.