terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Enzo Bearzot, técnico campeão do mundo em 1982, morre na Itália

Enzo Bearzot em foto de 1982 quando dirigia a seleção da Itália - AP
ROMA - Técnico que conduziu a seleção italiana ao tricampeonato mundial em 1982, Enzo Bearzot morreu nesta terça-feira aos 83 anos na Itália. A causa da morte não foi divulgada. Bearzot conquistou o título mundial na Espanha contra todos os prognósticos, já que o Brasil era considerado o grande favorito para faturar aquela Copa. Mas a derrota de 3 a 2 na famosa tragédia do Sarriá adiou o sonho do tetra da seleção então comandada por Telê Santana.
A Federação Italiana de Futebol e os jogadores que fizeram parte da Azzurra naquela época lamentaram a morte do ex-treinador.
"Adeus velho homem. Nós vamos sentir falta de sua sabedoria", diz um trecho do comunicado feito pela federação.
O ex-atacante Paolo Rossi, que marcou seis gols naquele mundial, três deles contra o Brasil, também lamentou a morte do treinador.
" Ele foi um dos grandes italianos do século XX e disso não há dúvida "

- Ele foi um dos grandes italianos do século XX e disso não há dúvida. Para mim, ele foi como um pai. Eu devo tudo a ele. Sem ele, eu nunca teria feito o que fiz. Ele foi uma pessoa incrivelmente honesta - disse Rossi, convocado por Bearzot para o mundial quando voltava de uma suspensão no futebol italiano.
Bearzot nasceu em Aiello, no nordeste da Itália, em 1927. Jogou como zagueiro na Inter de Milão e no Torino e fez apenas uma única partida com a camisa da seleção italiana. Após encerrar a carreira, treinou o Prato antes de começar a dirigir o time sub-23 da Itália.
Logo depois, assumiria a Azzurra, que conquistaria o quarto lugar na Copa de 1978, na Argentina, e na Euro de 1980, disputada na Itália. Dois anos depois, se consagraria com o título mundial. Bearzot só deixou o comando da seleção após a eliminação para a França na Copa de 1986. Nunca mais dirigiu nenhum time e só voltaria à federação na última década para trabalhar como diretor-técnico.