Faltam só duas vitórias, dependendo de o Botafogo perder uma e o Atlético Paranaense empatar um de seus dois próximos jogos. Se essa combinação acontecer, o Cruzeiro oficializará contra o Grêmio, dia 10 de novembro, o título brasileiro conquistado com a maior antecedência da história.
Ano passado, o Fluminense foi campeão ao vencer o Palmeiras em Presidente Prudente, na 35a rodada. O Cruzeiro de 2003 oficializou a taça a duas rodadas do fim, como o São Paulo de 2006. Em 2007, o São Paulo confirmou o campeonato na rodada número 34, ganhando do América-RN por 3 x 0.
Ninguém oficializou o título na rodada número 33, como o Cruzeiro pode conseguir, beneficiado por ter o Grêmio como adversário daqui a duas rodadas.
Hoje, o Cruzeiro tem o segundo maior número de pontos da história dos pontos corridos e o quarto melhor ataque. Só o Fluminense do ano passado somou mais pontos, o recorde de gols pertence ao Santos-2004 com 71, contra os 65 do lider atual.
A sequência de partidas do Cruzeiro e dos rivais é a seguinte: Santos x Cruzeiro, Cruzeiro x Grêmio; Goiás x Botafogo, Internacional x Botafogo; Atlético Paranaense x Internacional, Atlético Paranaense x São Paulo; Grêmio x Bahia, Cruzeiro x Grêmio.
Como o Botafogo joga duas vezes fora, é provável uma derrota em duas partidas. O Atlético empatar uma também é possível, contra o nono e o décimo colocados. Motivos justos para o Cruzeiro tentar confirmar o título no Mineirão. Melhor do que ser campeão em Salvador contra o Vitória na quarta-feira, dia 13.