quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aprenda a correr melhor com o ioga

A busca pela superação de marcas e por um melhor condicionamento físico durante a corrida pode recorrer a vários métodos, tais como uma maior dedicação nos treinos, uma planilha bem definida, cuidados com o corpo e com a alimentação, entre outros fatores. Uma das alternativas, porém, está fora do comum das assessorias esportivas e das academias de musculação. A prática do ioga pode gerar benefícios tanto no aumento da capacidade cardiovascular quanto numa melhor resistência muscular, garante a professora de ioga e corredora Adriana Camargo.
Aprenda a correr melhor com o ioga (Foto: agência Getty Images)Aprenda a correr melhor com o ioga (Foto: agência Getty Images)
  •  
Uma pessoa comum usa de 30 a 35% da capacidade respiratória. Com o ioga, o corredor atinge mais de 90%"
Adriana Camargo
- O ioga fortalece a região abdominal, de modo que estabiliza as vértebras, protegendo a coluna e melhorando assim a mecânica da cadência da passada do corredor. Isso faz com que o atleta tenha uma performance superior, ou seja, corra mais rápido, com um menor gasto energético. Além disso, uma pessoa comum usa de 30 a 35% da capacidade respiratória e ainda respira muito pela boca. Com a prática do ioga, o corredor aprende a utilizar a capacidade plena do pulmão, atingindo mais de 90% - diz a professora.
Adriana corre há cerca de 20 anos e pratica ioga há 14. Nesse período, ela já participou de cinco maratonas e chegou a atingir marcas impressionantes em seus treinos: ela percorria a distância de 21 km no asfalto ou 16 km na areia fofa todo dia e, aos domingos, para “descansar”, o trajeto costumava ser de 30 km. Tudo isso, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de lesão correndo.
- Além de glicose, o músculo precisa de oxigênio. Então, é possível melhorar a parte muscular respirando melhor. Com o ioga, a melhora no desempenho muscular é de no mínimo um terço a mais do que se estivesse respirando de maneira errada - diz a professora, que garante que já é possível sentir uma grande diferença após dois meses de prática.
Exercícios que podem ajudar
Para essa melhora respiratória, Adriana aconselha a prática da "nadi-sódhana". O exercício consiste em tapar a narina esquerda e inspirar pela direita durante quatro segundos, e, após reter o ar no cérebro durante o dobro do tempo, exalar pela narina que antes estava fechada durante os mesmos quatro segundos. Inicialmente, esse processo deve levar cinco minutos, invertento ambos os lados. Com o passar do tempo, o corredor pode ir aumentando gradualmente o período do exercício. A dica é que essa prática seja feita antes do treino ou pela manhã.
O aconselhável, no entanto, é sempre ter um treinador de corrida ou um professor de ioga por perto. Quando não for possível, alguns exercícios podem ser feitos por conta própria. A Saudação ao Sol (veja como fazer no infográfico ao lado), por exemplo, é um tipo de sequência de movimento que pode ajudar bastante o corredor comum e pode ser realizada antes do treino.
- A Saudação ao Sol é um excelente aquecimento para o corpo, além de lubrificar as articulações. Vai centrar o atleta e dar um equilíbrio emocional e físico para correr legal - acrescenta.
A prática do ioga como complemento à corrida é sugerido, inclusive, por treinadores. Rubens D’Elia, por exemplo, inseriu o ioga no treinamento de seus atletas para a melhora da capacidade aeróbica e gostou do resultado.
- Acho que quem treina corrida não pode só correr. A prática de duas sessões por semana de ioga pode ser fantástica, sendo um exercício de domínio e consciência corporal para o corredor. Além dos trabalhos com a postura, melhora também a respiração - afirma o treinador.