segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dinei resolve, Vitória bate lanterna Náutico e quebra jejum de um mês

Felipe Oliveira/Agif/Gazeta Press
Dinei marcou dois gols (um deles de letra!) e se destacou no triunfo do Vitória sobre o Náutico
Dinei marcou dois gols (um deles de letra!) e se destacou no triunfo do Vitória sobre o Náutico
O Vitória, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o clube rubro-negro venceu o Náutico pelo placar de 2 a 1, no Barradão, e quebrou um jejum de um mês sem resultados positivos na Série A do futebol nacional. O grande responsável pelo fim da má fase foi o atacante Dinei, autor dos dois gols baianos no duelo; Hugo balançou as redes para os visitantes.
O primeiro triunfo rubro-negro desde 14 de agosto (3 a 1 na Ponte Preta) afasta o Vitória na zona de rebaixamento do Brasileiro. Com 27 pontos, o clube comandado por Ney Franco alcançou o 11º posto, deixando momentaneamente a briga contra a degola. O Náutico, destinado a jogar a Série B em 2014, permanece na lanterna com somente nove pontos somados em 21 jogos.
Na partida da próxima rodada, o Vitória vai a São Januário enfrentar o Vasco, outra equipe que briga para fugir do Z-4. O Náutico também tem confronto decisivo diante da Portuguesa, no Canindé.
O jogoApesar da complicada situação, em medidas diferentes, vivida pelas duas equipes, Náutico e Vitória fizeram um bom começo de jogo. Jones Carioca, por exemplo, já havia mandado uma bola de cabeça no travessão antes de o Timbu abrir o placar, aos 13 minutos.
Tiago Real, dono do meio-campo alvirrubro no início da partida, aproveitou falha da defesa anfitriã e tocou para Hugo, que, com calma, esperou a definição de Wilson para marcar o primeiro gol do jogo.
O Náutico mal teve tempo de comemorar. Aos 20 minutos, Ayrton cruzou para Dinei. Com estilo, o centroavante subiu livre e cabeceou sem chances para Ricardo Berna, deixando tudo igual.
Aos 26 minutos, Maxi Biancucchi puxou rápido contra-ataque e tocou para Marquinhos, que mandou na trave e por pouco não colocou o Vitória na frente mais uma vez. A partir daí, o jogo caiu de nível técnico, e as equipes foram para o vestiário com o empate.

Logo no começo do segundo tempo, Hugo invadiu a área do Vitória e obrigou Wilson a fazer grande defesa. O lance passou a impressão de que o jogo voltaria a ficar bom, mas não foi o que aconteceu. As duas equipes seguiam pouco inspiradas e ficavam travadas no meio-campo.
Até que, aos 24 minutos, Neto Coruja, que havia substituído Cáceres, deu ótimo passe de calcanhar para Juan. O lateral cruzou com calma para Dinei, que mandou de novo com estilo para o gol, marcando o segundo dele e colocando o Vitória na frente no placar.
A partir daí, o clube rubro-negro soube se defender, correndo poucos riscos, mesmo tendo cedido espaço para o Náutico. Aos 48 minutos, o árbitro apitou pela última vez e selou a primeira vitória de Ney Franco à frente do time de Salvador.