segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bellucci perde para reserva, Brasil cai para Alemanha e é rebaixado à 2ª divisão da Davis

O Brasil não participará do Grupo Mundial da Copa Davis em 2014. Precisando vencer os dois jogos deste domingo contra a Alemanha, o país caiu logo no primeiro e viu o adversário encerrar por 3 a 1 a série válida pelos playoffs. A eliminação ocorreu depois da derrota de Thomaz Bellucci para Daniel Brands por 3 sets a 0, parciais de 6-4, 6-2 e 6-3, após 1h55. O confronto ocorreu na Ratiopharm Arena, em Ulm.

LEIA MAIS
Japão vira série, vai ao Grupo Mundial e põe fim ao sonho colombiano
Com Murray, Grã-Bretanha supera Croácia e volta ao Grupo Mundial
Fechando série contra Alemanha, Rogerinho perde para Mayer
Bélgica vence as duas e vira sobre Israel na Copa Davis

Depois de perder nos dois confrontos de simples na sexta-feira, o Brasil se recuperou com um triunfo de Bruno Soares e Marcelo Melo nas duplas. Porém, o time verde e amarelo não conseguiu levar a decisão para a última partida.
A princípio, Bellucci (116º no ranking da ATP) enfrentaria Philipp Kohlschreiber, número 25 do mundo, mas o alemão sofreu com problemas estomacais e virou problema de última hora. Assim, a tarefa acabou facilitada, já que Daniel Brands, número 60, foi para a quadra. No entanto, vale lembrar que o brasileirosofre com uma tendinite no ombro direito e jogou sem estar nas melhores condições.

O revés faz o Brasil cair para o Zonal Sul-Americano no próximo ano. Para voltar aos playoffs mundiais, terá de vencer um rival continental. Já a Alemanha se credencia a disputar o principal grupo na próxima temporada.

Veja os resultados dos confrontos pelos playoffs mundiais da Copa Davis:

Japão 3 x 2 Colômbia
Croácia 1 x 4 Grã-Bretanha
Polônia 1 x 4 Austrália
Suíça 4 x 1 Equador
Holanda 5 x 0 Áustria
Alemanha 4 x 1 Brasil
Espanha 5 x 0 Ucrânia
Bélgica 3 x 2 Israel
Getty
Bellucci perdeu para Brands, e Brasil caiu para a Alemanha na Copa Davis
Bellucci perdeu para Brands, e Brasil caiu para a Alemanha na Copa Davis