domingo, 15 de setembro de 2013

Sensação colombiana faz estreia como titular, Porto vence e dispara na liderança

Reuters
Jackson Martínez comemora o seu gol com os companheiros do Porto
Jackson Martínez comemora o seu gol com os companheiros do Porto
Grave esse nome: Juan Fernando Quintero. O destaque do último Mundial Sub-20 promete ser o próximo colombiano a roubar a cena no Porto. Depois de Radamel Falcão García e James Rodríguez, negociados com o Monaco, o jogador vindo do Pescara é a nova aposta dos portugueses vinda dos cafeteros. Ele fez neste sábado, diante do Gil Vicente, a sua estreia entre os titulares de Paulo Fonseca. E não poderia ter começado melhor: 2 a 0, fora o baile.
Até aqui, Quintero ainda não havia começado nenhuma partida, iniciando todos os cinco jogos anteriores a partir do banco de reservas.
O impacto de sua chegada no estádio dos Dragões é tamanho que os dirigentes já se movem nos bastidores para aumentar a sua multa rescisória, atualmente fixada em 40 milhões de euros. A ideia é que alcance no mínimo a cifra de 50 milhões no novo contrato.
O confronto com o Gil Vicente dentro de casa era visto com preocupação pelo técnico Paulo Fonseca. Além de ser um dos times candidatos a surpresa na temporada, a equipe visitante havia sido a última a derrotar o Porto em 93 partidas.
Os responsáveis por construir a vitória dos atuais campeões portugueses foram o artilheiro Jackson Martínez e Silvestre Varela, um dos reservas testados neste fim de semana ao lado do brasileiro Maicon e de Quintero. À exceção do argentino Otamendi, a zaga portista foi toda ela formada por atletas canarinhos (Helton, Danilo e Alex Sandro completaram).
Martínez marcou em todos os cinco compromissos do Porto na temporada. Primeiro colocado, o clube chega a 12 pontos e já abre vantagem de oito sobre o rival Benfica na parte intermediária da tabela. O Gil Vicente segue seis pontos na faixa de classificação para competições europeias.