Há alguns anos ele apenas sonhava em ser jogador de futebol. Há alguns meses ainda vivia no Complexo do Alemão e jogava nas categorias de base do Botafogo. Há algumas semanas foi negociado pelo clube carioca com o CSKA Moscou por 10 milhões de euros. Neste sábado, Vitinho estreou pelo time russo.
Trajetória meteórica para um garoto de apenas 19 anos que ainda busca a afirmação no futebol profissional. Mostrou enorme talento no Botafogo, mas o CSKA fez uma aposta ao investir tanto dinheiro nele. Pode dar certo, mas ainda há grande chance de não vingar. Não é questão de secar ou torcer contra, mas ser frio na análise.
Acho que Vitinho dará certo. Tem talento para isso, mas para confirmar a expectativa depositada sobre ele não basta apenas ser bom no futebol, mas saber lidar com muitas questões que aparecerão diante dele. Em breve o frio absurdo da Rússia, mais pra frente o assédio de imprensa e mulheres e por aí vai.
Vitinho foi titular na vitória do CSKA neste sábado sobre o Rostov por 1 a 0, pela 20ª rodada do Campeonato Russo, e acabou substituído na segunda etapa por Konstantin Bazelyuk - autor do gol. Conversei com dois jornalistas que trabalharam na partida em Moscou e obtive duas visões bem diferentes.
Para Julia Yakovleva, do Sovsport, o brasileiro foi muito bem. Ela, inclusive, já fez uma análise sobre as próximas semanas para o atleta.
"A estreia foi brilhante para um jogador que tem 19 anos. Ele impressionou, jogou bastante bem, teve chances para marcar. Aqui todos já comparam ele com Vagner Love. É óbvio que Vitinho tem qualidade, que é um jogador com talento, mas ainda não se adaptou ao estilo do jogo da equipe. Jogou mais individualmente, e agora o maior problema na adaptação será, como sempre, o clima e o gramado ruim. Seria melhor se ele viesse na primavera".
Já Grigory Telingater, do Sport-Express, foi mais rígido na análise do garoto. "Muito mal. Chutou a gol só uma vez no primeiro tempo e no segundo foi substituído". Telingater, inclusive, conversou com Vitinho depois da partida. Áudio abaixo.
Vitinho foi titular do CSKA Moscou em sua estreia
OUÇA A ENTREVISTA DE VITINHO
Vitinho é o 12º brasileiro da história do CSKA Moscou, um clube que já tinha Mario Fernandes e está acostumado a trabalhar com jogadores daqui. Como já ressaltei acima, o clube fez uma aposta alta, e diferentemente de muitos, não critico a decisão de Vitinho em ir para a Rússia. Mais sobre isso falei há alguns dias no Bate Bola.
Gustavo Hofman evita criticar saída de Vitinho para o CSKA: 'É a solução financeira da vida dele'