domingo, 15 de setembro de 2013

Dortmund faz 6, supera 'trauma' contra Hamburgo e já quebra recorde na Bundesliga

Assista aos gols da vitória do Borussia Dortmund sobre o Hamburgo
O fim de uma invencibilidade que chegou a 31 jogos e, depois, uma goleada por 4 a 1 diante de sua própria torcida. O Hamburgo foi responsável por estas marcas e ficou preso na garganta do Borussia Dortmund na última temporada. Porém, a redenção veio neste sábado. O time aurinegro até levou um susto, mas goleou o adversário por 6 a 2, no Signal Iduna Park, pela quinta rodada do Campeonato Alemão.

LEIA MAIS
Ribéry marca, Bayern se recupera de tropeço e vence 'freguês' Hannover
Boateng marca primeiro gol e dá vitória ao Schalke contra o Mainz
Veja classificação atualizada do Campeonato Alemão
O resultado faz o Dortmund manter o 100% de aproveitamento e conseguir um feito histórico, já que as cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas representa no melhor início da equipe na Bundesliga. A marca anterior era de 2001/02, quando vencera seus quatro partidas iniciais.
Após um grande início, o Dortmund abriu 2 a 0 em pouco mais de 20 minutos, mas viu o adversário aproveitar suas raras oportunidades e empatar. No entanto, a inspirada atuação do setor ofensivo dos mandantes fez com que o duelo acabasse em goleada.
Lewandowski e Aubameyang terminaram como grandes destaques da partida ao marcarem dois gols e darem uma assistência cada. Mkhitaryan também brilhou com uma bola na rede e um passe para gol. Reus também fez o dele. Pelos visitantes, Lam e Westerman descontaram. A baixa ficou por conta do zagueiro Subotic, que falhou nos dois gols dos visitantes e, inclusive, acabou substituído por Sokratis no segundo tempo.
A vitória faz a equipe comandada por Jurgen Klopp chegar a 15 pontos e se manter isolada na liderança, com dois pontos de vantagem para o Bayern de Munique. Já o Hamburgo dá sequência à má fase e estaciona nos quatro pontos, que o deixam na 15ª colocação.
Pela próxima rodada do Campeonato Alemão, o Hamburgo receberá o Werder Bremen na HSH Nordbank Arena, no sábado, às 10h30 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Borussia Dortmund visitará o Nuremberg no Grundig-Stadion. Antes, porém, a equipe aurinegra vai ao Estádio San Paolo, na Itália, para encarar o Napol, na quarta-feira, às 15h45, em sua estreia na Champions League.

O jogo


Embalado, o time aurinegro dominou a partida desde o início. Com o seu futebol veloz e envolvente, o Dortmund criou muitas chances e sufocou o adversário, que se limitava a defender. Hummels chegou a acertar o travessão após uma cabeçada
Neste cenário, o gol era questão de tempo, e ele veio aos 19 minutos. Schmelzer cobrou falta rápido para Aubameyang, que invadiu a área e finalizou. Adler, que vinha fazendo boas intervenções, foi mal no lance, não conseguiu defender o chute em cima dele e viu a bola entrar.
Mal lementou o primeiro gol, e o Hamburgo já levou o segundo. Em boa jogada coletiva, Lewandowski foi acionado por Reus e deu toque de calcanhar para Mkhitaryan, que finalizou rasteiro para vencer o goleiro adversário.
O domínio dos mandantes se estendeu em todo o primeiro tempo, mas quem marcaria seriam os visitantes, graças a um lance individual. Lam aproveitou marcação frouxa de Subotic, arrancou pela intermediária e concluiu no canto esquerdo de Weidenfeller para fazer um golaço.
A equipe de Klopp não desanimou por conta do gol sofrido e manteve o ritmo acelerado. Reus chegou a acertar a trave em finalização, que foi defendida por Adler, mas a bola não encontraria mais as redes antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o roteiro era o mesmo, mas o Hamburgo mostrou oportunismo para conseguir o empate. Aos quatro minutos, Westermann aproveitou cobrança de falta de van der Vaart e nova marcação ruim de Subotic para marcar.
Logo na sequência, Reus voltaria a acertar a trave após excelente defesa de Adler. Apesar do lance de perigo, o time da casa mostrou ter sentido o golpe e viu o adversário equilibrar a partida. Porém, logo se recuperou e marcou em um uma jogada toda construída pelos reforços.
Aos 20 minutos, Mkhitaryan avançou pelo meio e deu passe preciso para Aubameyang concluir forte e, finalmente, vencer Adler. O gol embalou o time da casa, que, com belas jogadas coletivas e contando com a fragilidade defensiva do adversário, marcou com Lewandowski, aos 27 e 36, e Reus, aos 29, para definir o triunfo.