quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bósnia vence e vai à Copa pela primeira vez na história; Grécia pega repescagem

Foi no sufoco, no aperto, na raça, mas a Bósnia-Herzegovina conquistou a vaga para a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história como nação independente. Nesta terça-feira, a equipe dos Balcãs venceu a Lituânia por 1 a 0, fora de casa, e chegou a 23 pontos em 10 jogos no grupo G, terminando na liderança e carimbando o passaporte para o Mundial do Brasil.
Com uma retranca que parecia inabalável, os lituanos seguraram a equipe líder da chave durante todo o primeiro tempo e boa parte do segundo, até duas das estrelas bósnias acharem uma brecha na zaga rival e definirem o jogo. Aos 23 da etapa completementar, Dzeko, do Manchester City, rolou para Ibisevic, do Stuttgart, completar, na pequena área, para o gol.
EFE
Salpingidis (esq) comemora gol da Grécia sobre Liechtenstein
Grécia também venceu, mas terá que disputar a repescagem
Com isso, a Bósnia encerra com chave de ouro uma eliminatória praticamente perfeita: foram oito vitórias, um empate e apenas uma derrota durante toda a fase de classificação para a Copa. A equipe ainda contou com um ataque avassalador, autor de 30 gols em 10 jogos. A defesa também foi bem, sendo vazada em apenas seis ocasiões.
Também na chave G, a Grécia irá disputar a repescagem para tentar uma vaga no Mundial. A equipe helênica, que disputou a Copa da África do Sul, em 2010, venceu Liechtenstein por 2 a 0 e também foi a 23 pontos, mas ficou atrás dos bósnios no saldo de gols, terminando na segunda posição.
Os gols da partida foram marcados por Salpingidis, no início do primeiro tempo, e Karagounis, na etapa final. Os gregos terminam a fase de classificação com campanha idêntica à da Bósnia (oito vitórias, um empate e uma derrota), mas fizeram apenas 12 gols, contra os 30 da equipe rival.
Agora, enquanto os bósnios festejam, a Grécia aguarda para saber quem será seu adversário na repescagem. O sorteio será realizado no dia 21 de outubro, na sede da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), na Suíça.