quarta-feira, 16 de outubro de 2013

'Bando de loucos', um convidado trapalhão: desde agosto não vence fora de casa

Há bons motivos para o 'bando de loucos' preparar a pipoca salgada e a tubaína sem gelo à espera do embate contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Brasileirão.
O arrasador Corinthians, dono do segundo pior ataque do campeonato, entrará em campo cheio de pose, com apenas um probleminha no bico da chuteira: quebrar um jejum nada incômodo.
Desde 3 de agosto, a equipe não consegue vencer fora de casa, roubar a cereja do anfitrião. A última vitória foi sobre o Criciúma por 2 a 0, no Heriberto Hulse, pela 11ª jornada.
De lá para cá, em nove jogos como ilustre convidado o time corintiano colecionou cinco empates (especialidade da casa, com três ‘oxo') e quatro derrotas.
O poderoso ataque correu duas vezes para o abraço, enquanto a defesa tomou 10 gols, com direito a quatro da Lusa, no dia em que a feijoada desandou diante da bacalhoada com tremoço, em Campo Grande.
A saga corintiana:
12ª rodada - Santos, 1 a 1, na Vila
14ª rodada - Fluminense, 0 a 0, no 'new Maraca'
16ª rodada - Vasco, 1 a 1, no Mané Garrincha
18ª rodada - Saci colorado, 1 a 0, em Novo Hamburgo
20ª rodada - Botafogo, 1 a 0, no 'new Maraca'
22ª rodada - Ponte, 2 a 0, em Campinas
24ª rodada, Portuguesa, 4 a 0, em Campo Grande
26ª rodada - Galo, 0 a 0, no Horto
28ª rodada- São Paulo, 0 a 0, Morumbi
Isto posto, segue o baile em Porto Alegre...
                                                     ##########
Balanço da tropa 1. Nem Pato nem Lucas. O corintiano e o ‘francês' decepcionaram no amistoso contra Zâmbia, em Pequim, e dificilmente farão parte da tropa do ‘sargento' Felipão na Copa de 2014. Eles começaram a partida contra um adversário mais limitado que salário de aposentado e mostraram muito pouco. Na verdade, apenas o moleque Neymar apareceu com destaque no primeiro tempo, mas não o suficiente para mexer no ‘oxo'. Na etapa final, com a entrada de Oscar, Hulk e Jô (saíram Ramires, Lucas e Pato), a amarelinha desbotada chegou aos 2 a 0, gols de Oscar e Dedé.
Balanço da tropa 2. Entre mortos e feridos, o zagueiro Dedé foi o que melhor aproveitou a chance no Ninho do Pássaro, mais pelo gol do que pela eficiência na zaga. O poder de fogo de Zâmbia lembrou o do Corinthians no Brasileirão. O goleiro Diego Cavalieri limitou-se a repor a bola em campo, enquanto Lucas Leiva foi apenas burocrático no meio de campo. Já Maxwell tratou de fazer o feijão com arroz. A amarelinha desbotada voltará a se reunir em novembro para mais dois amistosos, provavelmente contra Honduras e Rússia. Pato e Lucas devem assistir aos jogos pela TV. Há que se ressaltar, porém, que a dupla teve apenas 45 minutos para apresentar serviço, ao contrário de outros jogadores.
Sugismundo Freud. A tristeza pode ser um vício.
Sangue bom. O pitbull-deputado Romário (PSB) aproveitou uma audiência pública na Câmara para reforçar os elogios à mamãe Fifa e ao Circo Brasileiro de Futebol. Primeiro, classificou o secretário Jérôme Valcke de ‘chantagista'. Depois, conferiu ao rei da cartolagem, Joseph Blatter, o título de ‘ladrão'. Ao carismático Zé da Medalha, o Baixinho outorgou a coroa de ‘corrupto'. Pirlimpimpim.
Dona Fifi. Queiram ou não, a verdade é uma só: apenas o Palmeiras está garantido na elite do Brasileirão-2014 como representante paulista.
Gilete press. De Juca Khouri, no 'Uol': "O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou que é candidato ao governo de São Paulo, pelo Partido Comunista do Brasil, na eleição do ano que vem. A chance de ele ser eleito é igual à minha, que nem candidato sou. Rebelo deixará o ministério seis meses antes da Copa do Mundo e a marca mais indelével que deixará de sua gestão é a do pé no traseiro apregoada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valke." Aí tem! A Copa é deles, a conta é nossa.
Tititi d'Aline. Cansado de esperar, o Saci colorado entrou na Justiça contra a Raposa. O clube gaúcho cobra uma dívida de R$ 5,3 milhões, referente à negociação de Dagoberto. O time mineiro deu calote em várias parcelas.
Você sabia que... Cruzeiro e Fluminense já se enfrentaram 67 vezes, com 20 vitórias da Raposa e 30 do Tricolor?
Bola de ouro. Bósnia-Herzegovina. Pela primeira vez na história classificou-se para a Copa do Mundo. Derrubou a Grécia no saldo de gols - 24 a 8. Menção honrosa: Espanha, Inglaterra e Rússia também carimbaram o passaporte.
Bola de latão. Felipão. Dois pesos e duas medidas na amarelinha desbotada. A alguns jogadores, várias partidas para mostrar serviço; a outros, 45 minutos, e olhe lá.
Bola de lixo. Lusa. O presidente Manuel da Lupa ficou só na promessa de pagar os direitos de imagem atrasados e os jogadores estão uma fera. A turma do chinelinho já começou a aumentar.
Bola sete. "Parece que empresários do Haiti estão interessados no Corinthians" (de um coirmão são-paulino, após saber que a Inter de Milão havia sido vendida para um grupo da Indonésia por R$ 880 milhões - desce o pano).
Dúvida pertinente. O ‘sargento' Felipão está certo em vetar a convocação do atacante brasileiro Diego Costa para defender a Espanha?