quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sem gol, sem público e sem brilho: Fluminense e Corinthians ficam no zero no Maracanã quase vazio

Photocamera
Emerson é seguido por Felipe e Gum em Fluminense x Corinthians
Emerson é seguido por Felipe e Gum em Fluminense x Corinthians
Faltou público, faltou inspiração para os dois times e faltou gol. Em um jogo fraco no Maracanã praticamente vazio, Fluminense e Corinthians empataram por 0 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Rio de Janeiro. O resultado não foi bom para nenhum dos dois, mas mudou pouco a situação das equipes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o time carioca segue perto da zona do rebaixamento, os paulistas saíram do G-4, mas não se distanciaram tanto dos líderes.
Desfalcado, o Fluminense atuou com vários garotos que vieram das categorias de base, demonstrou raça, mas pouca criatividade para criar perigo ofensivo. O Corinthians também não apresentou um bom futebol, quase não chegou ao ataque, mas correu poucos riscos. Alexandre Pato  e Emerson de um lado e Igor Julião do outro foram os autores das melhores finalizações da partidas, mas os goleiros Diego Cavalieri e Cássio fizeram boas defesas.
O ritmo lento do jogo e a noite fria no Rio parecem ter desanimado até os 13.237 torcedores presentes no estádio (10.558 pagantes), que quase não semanifestaram após o apito final.
Com o resultado, depois de 14 rodadas disputadas, Fluminense agora soma 15 pontos e está na 14ª posição, apenas um ponto à frente da zona do rebaixamento. Já o Corinthians tem 22 pontos e caiu para a quinta colocação, mas ainda pode ser ultrapassado por Atlético-PR e Internacional nesta quinta.
Na próxima rodada, o Fluminense vai visitar o Náutico, sábado, na Arena Pernambuco, enquanto o Corinthians vai receber o Coritiba, domingo, no Pacaembu.
O jogo - Em baixa no Brasileirão, o Fluminense ainda teve desfalques importantes para a partida: Fred e Jean, que atuaram pela seleção brasileria diante da Suíça nesta quarta, Carlinhos, suspenso. Com isso o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou garotos na equipe. Ronan entrou na lateral esquerda, Kennedy jogou no ataque e o volante Willian, que era capitão dos juniores, foi a supresa no meio-campo e estreou como titular no time profissional. No Corinthians, em alta no campeonato, o técnico Tite poupou Danilo, que ficou no banco, e colocou o meia Renato Augusto entre os 11. Na frente, sem poder contar com Guerreto, que estava na seleção peruana, Alexandre Pato continuou fazendo dupla com Emerson Sheik.
Apesar de ter tido mais posse de bola do que o adversário no primeito tempo, o Fluminense não mostrou poder ofensivo para oferecer perigo ao goleiro Cássio. Na melhor jogada, uma tabela entre Igor Julião, Felipe e Diguinho, o volante tricolor invadiu a área e cruzou, mas a zaga paulista conseguiu afastar a bola.
O Corinthians correu poucos riscos defensivos, mas também não conseguiu encaixar boas jogadas na frente. Nos dois lances que mais assustaram o time carioca, o goleiro Diego Cavalieri fez boas defesas em chutes de Pato e Emerson. Este último, aliás, foi bastante vaiado pela torcida do Fluminense, clube em que jogou entre 2010 e 2011.
O panorama da partida pouco mudou na segunda etapa, e o nível técnico do duelo continuou fraco, com os dois times tendo raras chances claras de balançar as redes. Luxemburgo bem que tentou mexer no Tricolor para tentar criar mais oportunidades ofensivas. Saíram Kennedy, Felipe e Rafael Sobis, nesta ordem, para as entradas do atacante Samuel, do meia Wagner e do atacante Biro Biro, respectivamente.
Antes de ser substituído, Felipe até chegou a fazer um gol de cabeça, mas a arbitragem anulou corretamente, apontando impedimento. Na jogada mais perigosa dos donos da casa, o lateral igor Julião finalizou forte, mas Cássio conseguiu espalmar.
Aos 33 minutos, o Fluminense ficou com um homem a menos em campo. O zagueiro Gum fez falta dura em Emerson ao parar um contra-ataque e recebeu o cartão vermelho. Com isso, o Corinthians se animou nos minutos finais e buscou o gol. Tite trocou o volante Guilherme pelo meia Danilo, depois ainda colocou o meio-campista Ibson no lugar do zagueiro paulo André, mas Diego Cavalieri trabalhou bem na melhor finalização de Emerson. Com o apito final, o 0 a 0 no placar fez justiça a uma partida sem público e sem brilho.