quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Jogos da Superliga serão disputados com sets de 21 pontos, anuncia CBV

Divulgação
Osasco bateu o Vôlei Amil por 3 sets a 0 e se garantiu na 12ª decisão consecutiva da Superliga feminina
Superligas masculina e feminina serão disputadas com sets de 21 pontos
As próximas edições das Superligas masculina e feminina de vôlei terão uma importante novidade no sistema de disputa das partidas. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou nesta quarta-feira em reunião que os jogos terão sets de 21 pontos, em vez dos tradicionais de 25.
A mudança nas regras atualmente é estudada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para reduzir o tempo das partidas, mas a entidade deu o aval para a alteração na competição brasileira. A novidade já é testada no Campeonato Paulista.
"Certamente essa mudança vai diminuir o tempo de jogo. Há prós e contras como em qualquer mudança. Teremos o Paulista como base e faremos o melhor para que dê certo", afirmou o central Gustavo, do Kappesberg Canoas, representante da Comissão de Atletas nas plenárias que também contaram com representantes de clubes e da CBV.
Com a mudança, as paradas técnicas acontecerão quando uma das equipes chegar a sete e a 14 pontos. A novidade começou a ser testada na Europa depois de emissoras que possuem os direitos de transmissão dos torneios começarem a reclamar da longa duração de alguns jogos.
A reunião ainda definiu que os times da Superliga masculina poderão completar seus elencos, até 28 de fevereiro, com atletas de equipes já eliminadas na Superliga B. Na Superliga feminina, ficou garantida a entrada da Uniara/AFAV e a recomendação de um prazo limite até sexta-feira para Jacareí apresentar garantias financeiras para disputar o torneio.
"Só temos a agradecer à CBV e aos clubes pela oportunidade dada. Todos foram muito acolhedores. Viemos também para demonstrar que estamos buscando todas as formas para disputarmos a competição. Estamos aqui pelas atletas", afirmou o supervisor de Jacareí, Adriano Abdalla.