quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em 'jogo do desespero', Criciúma massacra e afunda Náutico na lanterna

Deza Bergman/Gazeta Press
Criciúma venceu o Náutico em um duelo direto contra o rebaixamento no Brasileiro
Criciúma venceu o Náutico em um duelo direto contra o rebaixamento no Brasileiro
Embora ainda se dispute a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o duelo desta quarta-feira no Estádio Heriberto Hulse se caracterizou por reunir dois sérios candidatos ao rebaixamento. E, no ‘jogo dos desesperados', o Criciúma levou a melhor. Com grande atuação no primeiro tempo, o time catarinense superou o Náutico por 3 a 0 e afundou ainda mais o adversário na lanterna.
A segura atuação e o resultado positivo quebraram a sequência negativa de cinco jogos sem vitórias do Criciúma no Brasileiro. Depois do resultado desta quarta, o time comandado por Osvaldo Alvarez chegou aos 14 pontos e se aproximou do primeiro lugar fora da degola. O Náutico, por outro lado, permanece com apenas 8 pontos na última colocação da tabela.
Embalado pelo bom resultado, o Criciúma retorna a campo no próximo domingo. A partir das 18h30 (de Brasília), o clube catarinense encara o Atlético Paranaense, fora de casa. O Náutico, por outro lado, recebe o Fluminense no sábado, às 18h30.
Diante de um rival direto na briga contra o rebaixamento, o Criciúma tratou rapidamente de se impor no Heriberto Hulse. Com forte pressão sobre os pernambucanos, o time comandado por Vadão não demorou a assumir a vantagem no marcador. Logo aos 10min, o meio-campista João Vitor, ex-Palmeiras, acertou bela cobrança de falta para superar o goleiro Ricardo Berna.
A vantagem parcial serviu para aumentar ainda mais o ritmo de jogo dos donos da casa. Absoluto na posse de bola e aproveitando as falhas de marcação do Náutico, o Criciúma aumentou o placar aos 31min. Lins recebeu passe e apenas tocou para a entrada da área na direção de Marlon. O lateral arrematou firme e promoveu uma nova festa nas arquibancadas.
Enquanto a motivação tricolor apenas aumentava por conta dos dois tentos de vantagem, o Náutico não escondia o abatimento. Perdido em campo, o clube pernambucano deixou o gramado antes do intervalo com um prejuízo ainda maior. Aos 39min, depois de levantamento de Ivo, Leonardo apareceu na segunda trave e desviou na cabeça para praticamente sentenciar a vitória.
Abatido, o Náutico pouco ameaçou o Criciúma na etapa decisiva da partida. A primeira grande chance pernambucana ocorreu aos 22min, quando Helton Leite evitou o gol visitante após boa defesa em chute de Rogério. Três minutos depois, o goleiro catarinense novamente apareceu depois de chute de fora da área.
A confortável vantagem permitiu ao time catarinense controlar o ritmo de jogo e apenas aguardar a melhor oportunidade para contra-atacar. Mais recuada, a equipe comandada por Vadão conseguiu suportar a rápida pressão visitante e segurou o importante resultado diante de um rival direto contra o rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 3 X 0 NÁUTICO
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos de SP)
Público: 8.714 pagantes
Renda: R$ 83.195,00
Cartões amarelos: João Vitor e Leandro Brasília (Criciúma); Eltinho (Náutico)
Gols: 
CRICIÚMA: João Vitor, aos dez minutos do primeiro tempo, Marlon, aos 31 minutos do primeiro tempo e Leonardo, aos 39 minutos do primeiro tempo
CRICIÚMA: Helton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo (Ozéia) e Marlon; João Vitor (Leandro Brasília), Serginho (Amaral), Gilson e Ivo; Lins e Wellington Paulista
Técnico: Vadão
NÁUTICO: Ricardo Berna; Auremir, Jean Rolt, William Alves e Eltinho; Elicarlos, Rodrigo Souto (Angelo Peña), Tiago Real e Dadá (Rogério); Maikon Leite e Olivera (Jones Carioca)
Técnico: Zé Teodoro