quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Willian José marca no fim, Santos busca empate e frustra Grêmio

Edu Andrade/Fatopress/Gazeta Press
Willian José frustrou o Grêmio na disputa pelo título brasileiro
Willian José frustrou o Grêmio na disputa pelo título brasileiro
Quase 40 minutos da segunda etapa. O público presente na Arena do Grêmio já comemorava uma importante vitória da equipe gaúcha. Entretanto, Willian José frustrou o público e, especialmente, o Grêmio. Com um gol do centroavante, o Santos buscou um empate por 1 a 1 e frustrou o time de Renato Portaluppi na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Elano balançou as redes pelo lado mandante.
O gol marcado pelo centroavante santista atrapalha (e muito) o Grêmio na disputa pelo título brasileiro. Com o empate, o time gaúcho chegou aos 38 pontos, oito a menos do que o líder Cruzeiro, que entra em campo ainda nesta quarta-feira para encarar o segundo colocado Botafogo, quatro a frente do time do Rio Grande do Sul. O Santos, por outro lado, chegou aos 29 pontos.
A primeira etapa foi equilibrada e com poucas chegadas perigosas. Pouco criativo, o time gaúcho insistiu muito em cruzamentos para a área, com Pará pela direita e Alex Telles pela esquerda, facilitando o trabalho da zaga santista. Os visitantes permaneceram acuados, apostando apenas nos contra-ataques para surpreender.
Na etapa final, o time tricolor voltou mais ofensivo, mas seguia criando pouco. Renato então mexeu no time, pôs Vargas e Elano em campo, e numa jogada do chileno para o ex-santista saiu o gol gremista. Quando o time gaúcho dominava, Willian José girou em cima da zaga gaúcha e fez o gol de empate, frustrando o público na Arena.
Depois do segundo tropeço dentro de casa consecutivo - havia perdido para o Atlético Mineiro por 1 a 0 no último final de semana -, o Grêmio volta a campo no sábado, às 21h (de Brasília), em Salvador, onde enfrenta o Vitória, embalado por superar o Vasco por 2 a 1, em pleno São Januário. Já o Santos, animado pelo empate no final, recebe o Criciúma, domingo, às 18h30, na Vila Belmiro.
O jogo
O Grêmio teve a primeira finalização logo aos dois minutos, com Alex Telles, mas foi o Santos que tomou a iniciativa nos minutos iniciais: aos sete minutos, Thiago Ribeiro trouxe para dentro e chutou de fora da área, raspando o travessão. Aos nove, Gabriel recebeu passe após boa jogada de Galhardo, mas chutou sobre a zaga gremista.
A primeira boa chegada do Grêmio foi de bola parada. Aos 13, Pará levantou falta na cabeça de Rhodolfo, que tocou por cima com perigo. A partir daí, o time gaúcho ensaiou uma pressão, marcando a saída de bola santista, mas criava e finalizava pouco, como num cruzamento de Pará para Barcos, aos 27, no qual o argentino furou na pequena área e viu a zaga cortar.
A pressão gremista diminui no fim da etapa inicial, e o Santos cresceu: aos 41, Alison driblou Rhodolfo e soltou uma bomba na trave de Dida. Foi a última chegada perigosa de algum dos dois times no primeiro tempo, que terminou sob vaias dos torcedores na Arena do Grêmio.
Com marcação adiantada, o Grêmio tentou ir para cima no segundo tempo, mas ao mesmo tempo passou a ceder espaços para o Santos. Aos 8min, Barcos fez boa jogada pela esquerda e cruzou, mas ninguém aproveitou. Na sequência, Pará cruzou, a zaga cortou mal e Zé Roberto chutou alto demais. Os visitantes responderam num bom chute de fora da área de Cícero, defendido por Dida com dificuldade.
Ainda com problemas criativos, Renato mexeu no Grêmio aos 16min, tirando Bressan e colocando Elano, que voltou ao time após 38 dias. Com isso, o time tricolor passou do 3-5-2 para o 4-4-2. No entanto, a alteração não trouxe alteração significativa na articulação gremista. Aos 26, Vargas entrou para dar velocidade e agressividade ao time no lugar de Zé Roberto.
Logo em sua primeira chegada, o chileno abriu a defesa do Peixe, driblou três marcadores e serviu o outro reserva que havia entrado, Elano, que fuzilou Aranha: 1 a 0. Devido à sua história no Santos, Elano não comemorou, mas seguiu criando problemas para seu ex-clube: aos 28, ele cruzou na cabeça de Kleber, que entrou sozinho e cabeceou raspando a trave. Aos 32, o camisa 7 chutou da intermediária e quase surpreendeu Aranha.

O Santos saiu de trás para tentar o empate e passou a abrir espaços para o contragolpe. Num deles, aos 38, Vargas deu a Elano, que cruzou para Barcos, mas a zaga chegou na hora que o argentino iria concluir e impediu o gol. Na jogada seguinte, o empate: Willian José recebeu na entrada da área, girou e chutou no cantinho de Dida, empatando o jogo. No fim, Thiago Ribeiro perdeu a chance da virada, acertando a trave.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 1 SANTOS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Público: 13.641 (12.447 pagantes)
Renda: R$ 341.829,00
Cartões amarelos: Cícero e Alison (Santos)
Gols: 
GRÊMIO: Elano, aos 27 minutos do segundo tempo
SANTOS: Willian José, aos 39 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan (Elano); Pará, Souza, Riveros, Zé Roberto (Vargas) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute)
Técnico: Renato Gaúcho
SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Pedro Castro), Arouca, Cícero e Montillo (Willian José); Gabriel e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira