quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bruno faz dois, Fluminense vira sobre o Criciúma e segue em ascensão no segundo turno

Gazeta Press
Bruno comemora: cria do Figueirense, o lateral marcou seus dois primeiros gols no campeonato em Criciúma
Bruno comemora: cria do Figueirense, o lateral marcou seus dois primeiros gols no campeonato em Criciúma
O Fluminense confirmou a boa fase no início do segundo turno do Campeonato Brasileiro e venceu o Criciúma por 2 a 1, de virada, no Heriberto Hülse. Em um primeiro tempo de algumas polêmicas envolvendo a arbitragem, o time da casa saiu na frente com Lins, e viu Bruno empatar já aos 44 minutos. No segundo tempo, o mesmo Bruno marcou de cabeça e selou a vitória tricolor.
O resultado impulsionou o time carioca para a 10ª colocação, com 29 pontos. São 6 pontos de distância para o G-4 - podendo chegar a 9 dependendo do resultado de Flamengo x Atlético-PR na quinta-feira - e 5 para a zona de rebaixamento. O próximo compromisso tricolor é a partida contra o Coritiba, às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Maracanã.
O Criciúma, por sua vez, viu o Z-4 se aproximar pelo retrovisor. O time catarinense é o 16º colocado, com 24 pontos, à frente do Vasco pelo número de vitórias. O próximo compromisso é a partida contra o Santos, às 18h30 de domingo, na Vila Belmiro. 
O jogo
Embalado pela vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa e pela sequência de quatro jogos sem derrota, o Fluminense começou a partida no Heriberto Hülse impondo o seu ritmo, com muita posse de bola e troca de passes nos arredores da grande área do Criciúma.
Mas quem deu o primeiro susto foi o time da casa: aos 11 minutos, Lins recebeu de Sueliton pela direita e descolou belo cruzamento para Fabinho, que se esticou todo por trás de Bruno para empurrar a bola para o fundo das redes. O assistente Emerson Augusto de Carvalho marcou, equivocadamente, impedimento, e anulou o que seria o primeiro gol do jogo.
Um minuto depois, o cenário se repetiu. Marlon cobrou falta, Diego Cavalieri não segurou e a bola entrou novamente. Emerson Augusto de Carvalho, desta vez corretamente, assinalou impedimento de Matheus Ferraz, e mais uma vez causou a ira da torcida no Heriberto Hülse.
O Criciúma foi crescendo no jogo, e voltou a assustar em belo chute de Lins. Aos 20, Marlon avançou pela esquerda, dividiu com Diguinho e foi ao chão. O árbitro Jean Pierre Gonçalves de Lima assinalou pênalti duvidoso, e Marcel foi para a cobrança. Mas o camisa 9 chutou mal, no meio de gol, e Diego Cavalieri espalmou.
O Fluminense tentou responder em bom contra-ataque com Rhayner. Mas o momento era mesmo favorável ao Criciúma, que finalmente chegou ao primeiro gol aos 38 minutos. Sueliton cruzou da ponta direita, a zaga tricolor afastou mal e a bola sobrou com Lins, que chutou. A bola ainda desviou em Gum e Anderson antes de enganar Cavalieri e encontrar o fundo das redes.
O Fluminense tentou responder com a entrada imediata do meia Felipe no lugar do volante Diguinho, que fazia mal primeiro tempo após retornar de lesão. E o empate veio ainda antes do intervalo. Aos 44, Wagner lançou Carlinhos na ponta esquerda, e o camisa 6 cruzou para Bruno chegar escorando no segundo pau: 1 a 1.
O Criciúma voltou do intervalo com André Gava no lugar de Fabinho, buicando mais consistência no meio de campo. O Fluminense, que não via o empate fora de casa como mal resultado, não mudou. O resultado foi um início de segundo tempo mais estudado, de poucas chances.
Em torno dos 20 minutos, o Fluminense foi para cima com o atacante Biro Biro no lugar do volante Rafinha. A exemplo do que ocorrera na etapa inicial, a alteração pareceu abrir caminho para o gol, que veio na marca de 25. Rafael Sóbis recebeu pela esquerda e encheu o pé para acertar o travessão de Helton Leite. Bruno chegou de trás para conferir o rebote, de cabeça, e fazer 2 a 1. Foi o segundo gol do lateral no jogo, e também o segundo no campeonato. Bruno foi cria das categorias de base do Figueirense, rival do Criciúma.
O time da casa, agora precisando desesperadamente de um gol, foi para cima, e forçou Diego Cavalieri a trabalhar novamente em cabeçada perigoda de Matheus Ferraz. Mas ficou por isso: 2 a 1, para alegria do Tricolor, que venceu dois jogos seguidos apenas pela segunda vez no campeonato, e chegou a cinco de invencibilidade. O Criciúma, por sua vez, chegou à segunda derrota após viver boa fase no campeonato, e agora volta a se preocupar com a proximidade da zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 2 FLUMINENSE
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 18 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)
Público e renda: 10.344 presentes e R$ 141.065,00
Cartões amarelos: André Gava, Elton e Marlon (Criciúma); Diguinho e Edinho (Fluminense)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Lins, aos 38 minutos do primeiro tempo; Bruno, aos 44 minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo tempo
CRICIÚMA: Helton Leite; Suéliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon (Gilson); Ewerton Páscoa, Elton e João Vitor; Fabinho (André Gava), Lins e Marcel (Wellington Paulista).
Técnico: Sílvio Criciúma.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Felipe), Rafinha (Biro Biro) e Wagner (Fábio); Rhayner e Rafael Sóbis.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.