quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Com Neymar garçom e 'resposta' de Messi a Ronaldo, Barcelona goleia o Ajax

Assista aos gols da vitória do Barcelona sobre o Ajax
O Barcelona voltou a ser o Barcelona na Uefa Champions League. Passes rápidos, posse de bola, goleada no Camp Nou. E Lionel Messi.
O argentino marcou três gols na goleada por 4 a 0 sobre Ajax, no Camp Nou. Um dia depois de Cristiano Ronaldo também fazer três na estreia do Real Madrid. 140 dias depois de o Barcelona levar 3 a 0 do Bayern de Munique, neste mesmo estádio, pela semifinal da Champions League 2012-13.
Em sua estreia na Champions, mesmo à sombra de uma espetacular atuação de Messi, Neymar também encontrou espaço para brilhar. Confiante, ele partiu para cima e mostrou-se uma das principais opções da equipe. A atuação, que durou 71 minutos, foi coroada com uma assistência para Piqué, o único além de Messi a balançar as redes.
O Barcelona foi a campo sem três de seus principais titulares da última temporada - Jordi Alba, machucado, deu lugar a Adriano, enquanto Xavi e Pedro ficaram no banco, dando lugar a Fábregas e Alexis.
Neymar, principal contratado do clube nesta temporada, era titular ao lado de Messi.
E foi pelo lado esquerdo, onde jogava o brasileiro, que o Barcelona começou procurando o jogo. Aos 2 minutos, a primeira finalização da partida: Neymar recebeu na ponta, avançou para o meio e arriscou da entrada da área para a defesa de Veermer.
Foi o cartão de visitas do camisa 11, mas era apenas o começo. Com Messi bem marcado no meio, Neymar era o principal alvo de passes no ataque. Na defesa, o clube catalão mal tinha trabalho - a marcação sob pressão fazia o Ajax raramente passar do meio-campo.
O Barcelona fazia uma partida ótima coletivamente. Mas, na hora de marcar o primeiro gol, foi o talento individual de Messi que apareceu. Aos 21 minutos, o argentino sofreu falta na entrada da área; na cobrança, o melhor do mundo foi perfeito e fez 1 a 0 no Camp Nou.
O gol do Barcelona acordou o Ajax. De time que não passava do meio-campo, o clube holandês pass
Getty
Lionel Messi (10) cobra falta com perfeição para abrir o placar para o Barça contra o Ajax
Lionel Messi cobra falta com perfeição para abrir o placar 
ou a ser um rival perigoso. A melhor chance aconteceu aos 31 minutos, quando Van Rhijn cabeceou cruzado após cruzamento pela esquerda, obrigando Valdés a fazer uma grande defesa. Cinco minutos depois, o goleiro voltou a aparecer ao parar um chute de Duarte.
Depois do breve sufoco, o Barcelona voltou a criar boas chances no fim da primeira etapa. Aos 43 minutos, Neymar recebeu passe de Iniesta e chutou por cima; no minuto seguinte, Messi passou por dois adversários e chutou nos braços do goleiro rival.
Na segunda etapa, o Barcelona voltou a impor o domínio do início da partida. E Messi voltou a marcar. Aos 10 minutos, Busquets recebeu no meio-campo e tocou para o argentino na direita. O camisa 10 usou a calma de sempre para se livrar de um defensor e chutar para fazer 2 a 0.
O Barcelona era o dono do jogo, e quase marcou o terceiro gol. Primeiro com Messi, aos 11 minutos, após cruzamento de Neymar; depois com o brasileiro, que viu uma cabeçada parar na defesa.
EFE
Neymar parte para cima da marcação do Ajax durante a goleada do Barcelona
Neymar parte para cima da marcação do Ajax  e fez bom jogo
O gol de Neymar não saiu, mas o brasileiro voltou a brilhar como garçom. Aos 24 minutos, ele recebeu pela esquerda e cruzou na área. Piqué, bem posicionado, subiu de cabeça de para fazer o terceiro. Aos 26, o brasileiro saiu de campo para dar lugar a Pedro. A torcida no Camp Nou reconheceu a boa participação com aplausos.
Mas o astro da noite era outro. Era o astro de sempre. Era Lionel Messi.
E, aos 30, o argentino chegou ao terceiro gol na partida, bem ao seu estilo. Depois de receber na entrada da área, ele deu um toque sutil e preciso, sem chances para Veermer.
O Ajax ainda teve a chance de marcar o gol de honra com Sightórsson. Mas Valdés coroou sua grande partida ao defender a cobrança.
Com os três gols, Messi chegou a 62 na Champions League - à frente dele, apenas Raúl, com 71. Por quanto tempo?
Assista aos melhores momentos da vitória do Barcelona sobre o Ajax