quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coritiba só empata com o Goiás em casa e segue em queda livre no Brasileiro

Gazeta Press
Alex não escapa da marcação: Coritiba empatou com o Goiás e voltou a tropeçar no Couto Pereira
Alex não escapa da marcação: Coritiba empatou com o Goiás e voltou a tropeçar no Couto Pereira
Após um início animador no qual até liderou o Campeonato Brasileiro, o Coritiba tem vivido uma fase completamente oposta recentemente. Nesta quarta-feira, a equipe recebeu o Goiás e empatou por 2 a 2, pela 22ª rodada da Série A. Lincoln e Robinho marcaram para os mandantes, e Roni e Eduardo Sasha fizeram os gols dos visitantes.
Com o resultado, o time paranaense soma o segundo tropeço seguido em casa, já que havia empatado com o Bahia por 2 a 2. Dos últimos dez jogos que fez no Nacional, a equipe de Marquinhos Santos triunfou em apenas um - foram seis derrotas e três empates.
Por outro lado, os goianos conseguem fazer quatro pontos em dois jogos como visitantes após terem vencido o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu, no domingo. Agora, o Coritiba fica nos 30 pontos e cai para a oitava posição na tabela. Com a mesma pontuação, o Goiás fica uma colocação atrás por ter um saldo de gols inferior (0 a -3).
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba visitará o Fluminense no sábado, às 18h30 (de Brasília). Um dia depois, o Goiás jogará contra o São Paulo, fora de casa, às 16h.

O jogo
O time da casa começou a partida com uma postura mais ofensiva, tentando impor o ritmo. Aos cinco minutos, Lincoln pegou sobra de bola e, na cara do gol, chutou para defesa de Renan. Um minuto depois, Victor Ferraz fez cruzamento na medida, e Lincoln apareceu para desviar e balançar a rede. Aos dez minutos, Jânio entrou no meio da defesa adversário, mas não aproveitou bom lançamento de Victor Ferraz.
O Coritiba usava bem as laterais, especialmente com Victor Ferraz. Aos 16 minutos, ele fez mais um cruzamento com perfeição para Jânio, que arriscou um voleio e mandou pela linha de fundo. O Coritiba tinha mais posse de bola e chegava bem ao ataque, mas deixava alguns espaços na defesa. Aos 26 minutos, Renan Oliveira recebeu com espaço e chutou na trave.
A resposta dos mandantes veio aos 28 minutos, primeiro com Jânio, que carimbou a trave. No rebote, Alex também acertou o poste, em um lance incrível no Alto da Glória. Porém, aos 37 minutos, Roni recebeu na área e teve tranquilidade para tocar na saída do goleiro e empatar. A partida era bem disputada, com os dois times buscando o gol. Aos 43 minutos, Renan Oliveira cruzou para Walter, que ajeitou a bola, mas sem ninguém para aproveitar.
Para o segundo tempo, o Goiás voltou com Thiago Mendes no lugar de Pedro Henrique. O Coritiba errava alguns passes e perdia boas oportunidades para avançar. Aos sete minutos, Lincoln mandou um petardo da entrada da área, e Renan desviou para escanteio. Aos 11 minutos, foi a vez de Jânio pegar levantamento de Escudero e fazer o goleiro trabalhar.
A equipe da casa mostrava algum nervosismo, que aumentava a cada minuto que passava sem o segundo gol. Aos 18 minutos, Vanderlei saiu de forma estranha do gol, e Sasha aproveitou a sobra de bola para tocar pela linha de fundo. A situação do Coritiba se complicou aos 22 minutos, depois que Walter ganhou da defesa e deixou Eduardo Sasha livre para decretar a virada no placar.
O Coritiba conseguiu se refazer rápido e, antes de sentir o golpe, Robinho, aos 28 minutos, aproveitou vacilo da zaga goiana para dominar e estufar a rede.
A trave impediu Gil de virar para os donos da casa, aos 33 minutos, após uma bomba de fora da área. Aos 35 minutos, Alex cobrou falta, e Renan foi buscar para salvar. Aos 42 minutos, Alex cobrou nova falta da entrada da área, e a bola raspou o travessão, acabando com as esperanças de uma nova virada. O torcedor, que apoiou os 90 minutos, protestou ao final do jogo.

FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 2 X 2 GOIÁS
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 18 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Gil (Coritiba); Amaral (Goiás)
Gols:
CORITIBA:
 Lincoln, aos 06 minutos do primeiro tempo e Robinho, aos 28 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Roni, aos 37 minutos do primeiro tempo e Eduardo Sasha, aos 24 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz (Arthur), Luccas Claro, Chico e Escudero (Abner); Willian, Gil, Robinho e Alex; Lincoln (Dudu) e Jânio
Técnico: Marquinhos Santos
GOIÁS: Renan; Vitor, Ernando, Valmir Lucas e Pedro Henrique (Thiago Mendes); Amaral, David, Renan Oliveira (Eduardo Sasha), Hugo e Roni (Ramon); Walter
Técnico: Enderson Moreira