segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sturridge marca, Liverpool bate United e faz melhor início de temporada em 19 anos

Getty
Sturridge: três gols em três jogos pelo Liverpool
Sturridge: três gols em três jogos pelo Liverpool
Pela primeira vez em 19 anos, o torcedor do Liverpool comemora três vitórias consecutivas em um começo de temporada. Neste domingo, os Reds venceram o rival Manchester United por 1 a 0, no Anfield Road, em jogo válido pela 3ª rodada da Premier League.
Com o triunfo, o time dos brasileiros Philippe Coutinho e Lucas Leiva é o novo líder do torneio, com 100% de aproveitamento em três jogos - pode ser alcançado pelo Tottenham, que ainda joga na rodada contra o Arsenal. Por outro lado, o Manchester United tem quatro pontos, na sexta posição.
Para o jogo, o United teve um importante desfalque de última hora. Wayne Rooney, cotado para sair do clube, se machucou em treino antes do duelo e sequer foi relacionado para o jogo. Com isso, o veterano Ryan Giggs assumiu seu posto. Já no Liverpool, além de Luis Suárez - que ainda cumpre suspensão -, o zagueiro Kolo Touré ficou de fora.
Mas quem roubou a cena no começo do jogo foi artilheiro do Liverpool no Campeonato Inglês: Daniel Sturridge. No dia de seu aniversário de 24 anos, ele foi autor do único tento da partida, logo com três minutos de bola rolando. O atacante foi o responsável pelas três vitórias do clube no certame, todas por 1 a 0.
Getty
Van Persie protege bola do zagueiro Skrtel
Van Persie protege bola do zagueiro Skrtel
Graças a ele, David Moyes continua sentindo um sabor amargo no Anfield: pelo Everton, nunca ganhou na casa do rival. Pessoalmente, o comandante do time do Old Trafford soma agora sete jogos sem vencer o Liverpool. Já o United, após três partidas vitoriosas, volta ser derrotado pelo segundo maior campeão inglês da história.
Na próxima rodada, o Liverpool viaja para jogar contra o Swansea. Já o Manchester United receberá o Crystal Palace no Old Trafford. As partidas ocorrerão no fim de semana do dia 14 de setembro, já que todos os nacionais europeus irão parar para a disputa das eliminatórias europeias.
O jogo
A partida começou extremamente movimentada no Anfield Road. Foram sete chutes com apenas 12 minutos de bola rolando. Com o cronômetro apontando dois minutos, Ashley Young falhou na proteção da bola, Sturridge aproveitou a sobra e tentou o chute, mas foi bloqueado e ganhou o escanteio.
Após a cobrança, Daniel Agger cabeceou livre para o gol. Sturridge, que estava sobre a linha da meta, deu dois passos para frente, desviou levemente e balançou as redes do Anfield.
O United não demorou a responder. Aos seis minutos, Giggs cobrou falta, Evra desviou para o meio da grande área e Van Persie, de puxeta, colocou por cima do gol defendido por Mignolet. Foi a melhor chance do United, que não conseguiu criar mais nenhuma grande chance durante o restante da primeira etapa - assim como o Liverpool.
Na segunda etapa, a mecânica do jogo mudou. Antes com mais iniciativa, o Liverpool recuou e deu mais espaço ao rival. O Manchester United passou a ter mais posse, enquanto a equipe de Brendan Rodgers se armou para os contra-ataques.
Os Red Devils, porém, sofriam para criar boas oportunidades. A primeira veio somente aos 32 minutos, quando Nani chutou de fora da área e obrigou Mignolet a fazer uma grande defesa. Dez minutos depois, Van Persie recebeu bom passe de Cleverley, invadiu a área pelo lado direito e chutou para fora.
O domínio durante toda a segunda etapa, no entanto, de nada adiantou: o Liverpool, de novo graças a Sturridge e de novo por 1 a 0, venceu mais uma no Inglês.

O ESPN.com.br acompanha, em TEMPO REAL, o último dia da janela de transferências do mercado europeu, nesta segunda-feira, a partir de 7h (de Brasília).
Para Rodgers, concentração e defesa foram decisivos para vitórial; Derrotado, Moyes elogia United