segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Brasil é massacrado pelo Canadá, perde a segunda e começa a se complicar na Copa América

Assista aos lances da partida entre Brasil e Canadá
Depois de estrear com derrota para Porto Rico, o Brasil perdeu mais uma na Copa América. Neste domingo, a seleção não se encontrou em quadra e foi amplamente dominada pelo Canadá, que atropelou por 91 a 62. O resultado já começa a complicar o time verde-amarelo no torneio que dá vaga ao Mundial.
Com duas derrotas em dois jogos, o Brasil fica com apenas dois pontos no grupo A, empatado com a Jamaica, na quarta colocação. Ainda que das cinco seleções de cada chave, quatro se classifiquem, a pontuação conquistada nesta fase segue contando - desconsiderando os pontos feitos diante do único eliminado.
Até o fechamento desta etapa da Copa, a seleção do técnico Rubén Magnano terá pela frente Uruguai e Jamaica. Se vencer ambas, chegará a 6 pontos, mas ao menos um triunfo será desconsiderado, deixando o Brasil em desvantagem considerável contra seus próximos rivais, que devem passar com melhor pontuação.
Na segunda fase da Copa América, os quatro classificados de cada grupo enfrentam os quatro da outra chave. As quatro melhores seleções avançam para as semifinais e também asseguram vaga para o Mundial de Basquete, que será disputado em 2014, na Espanha.
Divulgação/FIBA
Benite lamentou a atuação da seleção brasileira contra o Canadá
Benite lamentou a atuação da seleção brasileira contra o Canadá
A tendência no grupo B é que avancem República Dominicana, Argentina, Venezuela e México para serem rivais do Brasil. Para pensar em classificação, a seleção verde-amarela teria que vencer ao menos três adversários. Antes disso, porém, a equipe encara o Uruguai nesta segunda-feira, às 18h30 (de Brasília).
Após a derrota o ala-armador Benite, que atua pelo Flamengo, tentou explicar a apatia diante dos canadenses. "Não teve raça, Não teve vontade... Mas é uma equipe de homem, de vencedor, que vai voltar para ganhar os jogos que tem que ganhar e classificar o Brasil", disse, ao Sportv.
O jogo - Desde o início, o Canadá mostrou que poderia complicar a vida do Brasil. De cara, a equipe da América do Norte contou com Corey Joseph para abrir sete pontos de vantagem. Alex, no entanto, comandou breve reação da seleção, que fechou o primeiro quarto vencendo por 22 a 19.
O embalo brasileiro seguiu na primeira metade do segundo período. Após desperdiçar chances de abrir vantagem no placar, porém, a seleção voltou a ser dominada pelo Canadá no momento em que o técnico Rubén Magnano mandou os reservas à quadra.
Sem entrosamento algum, Raulzinho, Larry Taylor, Vítor Benite, Guilherme Giovannoni e João Paulo Batista erraram muito na defesa e no ataque e viram o Canadá marcar 13 pontos para ir ao intervalo vencendo por 44 a 34.
Mesmo com o intervalo, o Brasil seguiu desorganizado nos dois últimos quartos. Com dificuldades para atacar, a equipe foi presa fácil e permitiu ao Canadá se distanciar cada vez mais no placar, indo para o último quarto perdendo por 68 a 46.
Sem dar mostras de reação, a seleção jogou a toalha no final de jogo e ainda viu Rubén Magnano receber a segunda falta técnica e ser expulso de quadra. Com os reservas em quadra, a equipe seguiu dominada pelo Canadá até o final da partida.