segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Serena vence 'duelo de gerações' em grande estilo

Nova York (EUA) - O tão aguardado reencontro entre Serena Williams e Sloane Stephens, que representam duas gerações distintas do tênis norte-americano, só teve um set de real disputa. Depois  de encontrar dificuldades com o tênis pesado e agressivo da número 16 do mundo, Serena deslanchou e completou a vitória por 6/4 e 6/1.

Classificada mais uma vez para as quartas de final do US Open, onde busca o pentacampeonato e o segundo troféu consecutivo, Serena terá pela frente a espanhola Carla Suárez, que surpreendeu a alemã e cabeça 8 Angelique Kerber com virada de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-3).

Serena atingiu sua 69ª vitória em 78 possíveis no US Open, que é a quarta melhor marca da Era Profissional, e a 243ª em partidas de nível Grand Slam, onde também figura entre as quatro maiores vencedoras. Sua temporada tem sido incrível, com 64 triunfos e apenas quatro derrotas, com oito troféus conquistados, igualando sua melhor marca de 2002.
Doze anos mais jovem e jogadora de talento, Stephens derrotou Serena nas quartas de final do Australian Open deste ano e ali começou uma série de problemas entre elas. Sloane chegou a duvidar a contusão alegada pela adversária e meses mais tarde deu entrevista em que afirmava que Serena intimidava com seus gritos e tinha virado as costas para ela depois de Melbourne.
Por isso, o jogo teve um primeiro set claramente tenso, em que as duas tenistas forçaram as jogadas mas cometiam muitos erros. Serena ameaçou várias vezes o saque de Stephens, obteve uma quebra precoce, mas permitiu a reação. Conseguiu então uma nova vantagem e só a partir daí teve o domínio esperado.

A dois dias de completar 25 anos, Suárez voltou a ocupar um posto entre as top 20 do ranking depois de uma fase de altos e baixos, graças à presença nas oitavas de final de Roland Garros e Wimbledon dos últimos meses. Ela já teve uma fase em que era considerada a grande esperança do tênis espanhol, quando atingiu as quartas de Paris, em 2008, e do Australian Open, na temporada seguinte, mas não embalou como o esperado.

Serena enfrentou Suárez apenas duas vezes, vencendo ambas com grande facilidade. Marcou 6/0 e 6/3 no Australian Open de 2010 e 6/2 e 6/0 no recente torneio de Roma, sobre o saibro.