segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Criciúma passa por Vitória, soma 1º triunfo fora de casa e se afasta da degola

Edson Ruiz/Gazeta Press
Marcel garantiu a primeira vitória fora de casa do Criciúma no Brasileiro
Marcel garantiu a primeira vitória fora de casa do Criciúma no Brasileiro
O Criciúma obteve um importante resultado na tarde deste domingo. Mesmo atuando fora de casa, a equipe catarinense derrotou o Vitória pelo placar de 1 a 0, em pleno Estádio Barradão, e embalou o terceiro jogo consecutivo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Os três pontos somados graças ao gol de Marcel afastam o time de Sílvio Criciúma da zona do rebaixamento.
O resultado positivo - o primeiro fora de casa no Brasileiro - na Bahia deixa o Criciúma com 20 pontos, numeração suficiente para deixar o clube na 14ª posição, a frente de Flamengo e Fluminense, derrotados por Corinthians e Santos na rodada. O Vitória, por outro lado, permanece com 22 pontos, na zona intermediária da tabela de classificação da Série A.
Depois do compromisso deste final de semana, o Vitória viaja para encarar o Flamengo na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. Já o Criciúma, depois de encarar o calor de Salvador neste domingo, duela quinta-feira, às 21h, contra o São Paulo, no Morumbi, em duelo importante na briga contra o rebaixamento.
No primeiro compromisso após a queda na Copa Sul-Americana, o Vitória entrou em campo destinado a pressionar o Criciúma desde o início. Logo aos 2min, Ayrton, recém-contratado do Palmeiras, arrematou firme e assustou o goleiro Gallatto.
Apesar do melhor início, o Criciúma foi quem abriu o marcador. Aos 15min, Marcel venceu a disputa com Victor Ramos e arrematou a gol. O árbitro, atento, viu o puxão do zagueiro do Vitória e assinalou o pênalti. Na cobrança, o próprio Marcel chutou firme para abrir o marcador.
Na volta do intervalo, o técnico rubro-negro Caio Júnior tirou Elizeu, que vinha sofrendo críticas da torcida, e colocou Dinei, deixando a equipe mais ofensiva . Com a mudança, Alemão voltou para a armação e o Vitória continuava insistindo nos chutes de fora da área, com jogadores como Vander e Maxi Biancucchi. A pontaria, novamente, continuava a desejar.
Mas aos poucos o Leão melhorou com as alterações - Marquinhos também entrou, no lugar de Vander - e obrigou o Criciúma a fazer faltas fortes para parar as jogadas ofensivas.
Os anfitriões abusavam da velocidade, e Maxi Biancucchi teve uma ótima chance aos 25 minutos, após boa jogada de Marquinhos e Dinei. O Leão não paravam de pressionar, principalmente pelo lado esquerdo, mas encontravam dificuldades para apssar por Gallato, que fez ótima partida.
No final, o Vitória não conseguiu fazer o gol de empate e viu o adversário vencer o primeiro jogo fora de casa no torneio.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 CRICIÚMA
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data: 1 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Árbitros adicionais: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL) e Flavio Feijo de Omena (AL)
Gols:
CRICIÚMA: Marcel, aos 14 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Victor Ramos e Ayrton (Vitória); Gilson, Lins, Matheus Ferraz e Serginho (Criciúma)
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Fabrício, Victor Ramos e Juan; Cáceres, Luís Alberto, Elizeu (Dinei) e Vander (Marquinhos); Maxi e Alemão
Técnico: Caio Júnior
CRICIÚMA: Galatto; Tony, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon; Serginho, Elton e João Vitor (Douglas); Lins, Marcel (Morais) e Fabinho (Cassiano)
Técnico: Sílvio Criciúma (interino)