segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Empate sem gols e falha na missão: Botafogo não volta à liderança, e São Paulo segue na zona do rebaixamento

Gazeta Press
Botafogo e São Paulo empataram, neste domingo, no Maracanã
Botafogo e São Paulo empataram, neste domingo, no Maracanã
Sem poder de fogo no ataque, Botafogo e São Paulo empataram por 0 a 0, neste domingo, no Maracanã, e falharam em suas missões na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os cariocas desperdiçaram a chance de voltar à liderança, os paulistas não conseguiram sair da zona do rebaixamento.
Apesar de ter sido um pouco superior aos visitantes, o Alvinegro teve dificuldades para finalizar a gol. Na melhor oportunidade, já no segundo tempo, Seedorf acertou o travessão. Do outro lado, o Tricolor sentiu falta de um homem de área para levar perigo.
Com o resultado, o Botafogo caiu para a quarta colocação e tem 30 pontos, um ponto a menos do que o líder Cruzeiro, que recebe o Vasco ainda neste domingo. O São Paulo soma apenas 15 pontos e está na 19ª e penúltima posição da tabela.
Na próxima quinta-feira, o Botafogo recebe o Coritiba, no Maracanã. Já o São Paulo faz um jogo atrasado contra o Náutico, terça-feira na Arena Pernambuco, e depois na quinta joga em casa contra o Náutico, no Morumbi.
O jogo - Buscando retormar a liderança, o Botafogo entrou em campo desfalcado do goleiro Jefferson, que estava suspenso e deu lugar a Renan. Por outro lado, o técnico Oswaldo de Oliveira contou com a força máxima de seu quarteto ofensivo no segundo jogo após a saída de Vitinho, formado por Lodeiro, Seedorf, Elias e Rafael Marques. Tentando sair da zona de rebaixamento, o São Paulo também teve desfalques importantes. O técnico paulo Autuori não pôde contar com os atacantes Luis Fabiano e Aloísio, suspensos, e nem com Ademilson, machucado. Com isso, Osvaldo atuou de centroavante e Lucas Evangelista também entrou na equipe. Na zaga, Antonio Carlos estreou ao lado de Rodrigo Caio.
Mais organizado no meio-campo, o Botafogo teve mais posse de bola, ficou mais tempo no campo ofensivo durante o primeiro tempo e usou bem as laterais para chegar à frente, mas teve dificuldade para conseguir finalizações. Na melhor delas, após vacilo de Rodrigo Caio, Elias robou a bola e chutou, mas errou o alvo.
Sem um atacante de referência na área, o São Paulo até trabalhou bem a bola, principalmente com Ganso, também não conseguiu oferecer muito perigo aos donos da casa. Mesmo assim, teve uma oportunidade clara de abrir o placar após cruzamento de Osvaldo, mas o ex-botafoguense Antonio Carlos "furou" o chute quando estava livre dentro da área. Antes do intervalo, o time alvinegro ainda assustou mais uma vez, mas Seedorf se atrapalhou e não conseguiu finalizar quando saiu na cara do gol.
Na segunda etapa, o Botafogo teve grande chance logo no início, Seedorf soltou uma bomba de primeira, mas a bola explodiu no travessão. Em seguida, Lucas Evangelista deu o troco pelo time paulista, mas acertou a rede pelo lado de fora.
De um lado, Oswaldo tirou Marcelo Mattos e colocou Renato no meio-campo, Do outro, Autuori trocou Osvaldo por Welliton no ataque. Depois, Paulo Miranda ainda entrou na vaga de Fabrício no Tricolor. O panorama da partida pouco mudou, a equipe carioca era levemente superior, mas conseguiu apenas uma finalização com Rafael Marques que foi defendida pelo goleiro Rogério Ceni.
Os minutos finais do segundo tempo foram de um jogo morno, com os dois times tocando a bola com pouca objetividade, sem apresentar o ímpeto ofensivo necessários para cumprirem os seus objetivos. Com isso, o placar de 0 a 0 ficou longe de ser alterado.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 0 SÃO PAULO


Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2013, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 23.585 pagantes (28.591 presentes)
Renda: R$ 1.002.085,00
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartão Amarelo: Bolívar(Bota); Jadson, Douglas, Wellington(SP)

BOTAFOGO: Renan; Edilson, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos(Renato), Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques; Elias(Alex)
Técnico:Oswaldo de Oliveira

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Fabrício(Paulo Miranda), Jadson(Negueba) e Ganso; Lucas Evangelista e Osvaldo(Welliton)
Técnico:Paulo Autuori