domingo, 6 de outubro de 2013

Pequim (China) - Absoluta no circuito feminino, a norte-americana Serena Williams não encontrou resistência, eliminou a polonesa Agnieszka Radwanska por duplo 6/2 e irá decidir mais um torneio na temporada. Sua adversária será a ex-top 10 Jelena Jankovic, que virou em cima da tcheca Petra Kvitova com as parciais de 6/7 (7-9), 6/1 e 6/1.

Serena disputará sua 12ª final desta temporada em busca do 10º troféu, o que já é seu melhor recorde pessoal. A campeã de Roland e do US Open tem apenas quatro derrotas nas 71 partidas disputadas desde janeiro e tenta repetir o triunfo obtido em Pequim há nove anos.

O histórico de duelos contra Jankovic é apertado, com seis vitórias da americaa em 10 partidas, incluindo a mais recente, disputada em Charleston de cinco meses atrás, quando chegou a perder o primeiro set. A sérvia não bate Serena desde o torneio de Roma de 2010 e o último triunfo na quadura dura veio no Australian Open de 2008.

Jankovic fez uma bela exibição neste sábado. Kvitova abriu 3/1 no primeiro set, mas permitiu virada para 5/3 e salvou um set-point no 11º game. Acabou levando um apertado tiebreak, porém se perdeu totalmente nos dois sets seguintes. "Estou muito satisfeita por ter vencido Kvitova hoje, já que havia perdido os dois anteriores. Ela nunca me deixa fazer meu jogo", avaliou a sérvia.

"Serena é a melhor jogadora do mundo hoje, está em incrível forma. Eu já ganhei dela antes, mas é sem dúvida a adversária mais difícil de se vencer. Tem todos os golpes e é mais forte que 99% das jogadoras do circuito. Quando está confiante, é muito difícil derrotá-la", diz Jankovic. "Mas se eu fizer melhor, terei ao menos uma chance".

Esta será a terceira final de peso na carreira de Jankovic, que foi vice no US Open de 2008 e ganhou Indian Wells há três anos. Curiosamente, ela é a única tenista a ter disputado todas as 10 edições do Premier chinês. Como recompensa, ela já garantiu sua volta ao top 10 do rankingna próxima segunda-feira e mantém chances de chegar ao Masters de Istambul.