segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lewandowski faz contra, mas Dortmund bate novato Braunschweig com brilho de 'novo Gotze'

Assista aos melhores momentos da vitória do Borussia Dortmund sobre o Eintracht Braunschweig
O Borussia Dortmund teve mais trabalho do que esperava, mas conseguiu vencer o Eintracht Braunschweig por 2 a 1, neste sábado, no Signal Iduna Park, pela segunda rodada do Campeonato Alemão. Promovido ao elenco principal neste ano, o meia-atacante Jonas Hofmann foi o destaque da partida ao marcar o primeiro gol e sofrer o pênalti convertido por Reus. Lewandowski, contra, descontou para os visitantes.

LEIA MAIS
Brasileiro volta a marcar, mas Hertha leva empate do Nuremberg no fim
Sem brilho, Bayern vence Frankfurt graças a golaço de Mandzukic
Na estreia de Luiz Gustavo, Wolfsburg goleia o Schalke; Hoffenheim faz 5 no Hamburgo
Reforços brilham, Monchengladbach faz 3 no Hannover e vence a 1ª no Alemão
Veja raio-x do Campeonato Alemão
A vitória faz o time aurinegro se juntar ao Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Mainz e Werder Bremen no grupo de equipes que triunfaram duas vezes até o momento. Já o Braunschweig segue zerado na competição.
Apesar de encarar um adversário que não disputava a primeira divisão havia 28 anos, o Dortmund teve muito trabalho para fazer gols. Mesmo com o domínio que exerceram desde o início da partida, os comandados de Jurgen Klopp não conseguiam vencer a marcação adversária. Os visitantes, além de defenderem com eficiência, assustavam em esporádicos contra-ataques.
No primeiro tempo, o Dortmund - que entrou em campo sem o lesionado Gundogan, e os poupados Reus e Subotic (ambos ficaram no banco) - teve problemas no setor ofensivo e criou poucas oportunidades claras de gol.
Na etapa final, Klopp colocou Reus aos 15 minutos, e os mandantes até melhoraram próximo do fim do jogo. Principalmente, após a entrada de Hofmann, que decidiu a partida e terminou a aflição da torcida com a possibilidade de um tropeço.
Aos 30 minutos - oito após ter entrado em campo -, o meia formado na base do clube recebeu passe preciso de Hummels, tocou na saída do goleiro Davari - que fez ótima partida - e viu a bola acertar a trave antes de entrar. Onze minutos mais tarde, Hofmann levou carrinho dentro da área, e o árbitro marcou penalidade, convertida por Reus.
Porém, um lance inusitado ainda marcaria o jogo. Aos 44 minutos, Lewandowski desviou de cabeça após cobrança de escanteio e mandou para o fundo da rede. Tudo normal para o artilheiro, tirando o fato de que ele mandou a bola contra a própria meta, justamente na semana em que recebeu aumento salarial, que serviria para acabar com a insatisfação dele por conta de não ter saído do time.

O confronto ainda marcou a estreia de dois novos reforços do atual vice-campeão europeu. Recuperado de lesão, Henrikh Mkhitaryan, contratatação mais cara da história do clube (27,5 milhões de euros), foi titular e atuou os 90 minutos, assim como o zagueiro Sokratis Papastathopoulos.

Pela próxima rodada do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund receberá o Werder Bremen no Signal Iduna Park, na sexta-feira, às 15h30 (de Brasília). Dois dias depois, o Eintracht Braunschweig receberá o Eintracht Frankfurt no Eintracht Stadion, às 10h30.