domingo, 13 de outubro de 2013

Vitória volta a triunfar e Coritiba segue em crise no Brasileiro

Gazeta Press
Marquinhos marcou o primeiro gol do Vitória no triunfo sobre o Coritiba neste sábado
Marquinhos marcou o primeiro gol do Vitória no triunfo sobre o Coritiba neste sábado
O Vitória venceu em casa o Coritiba por 2 a 1 neste sábado, no Barradão, em confronto válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time rubro-negro chegou aos 40 pontos, subiu uma posição e agora é o sexto colocado. Já a equipe alviverde permaneceu com 34 pontos, a apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, no 15º lugar.
Jogando em casa, o vitória abriu o placar com apenas 11 minutos de jogo, com Marquinhos. O Coritiba empatou no fim da primeira etapa, aos 45 minutos, com Geraldo, mas acabou cedendo a derrota no segundo tempo, quando Dinei marcou aos 25 minutos e confirmou o triunfo baiano.
Com o resultado, o Vitória interrompeu uma série de duas derrotas seguidas e voltou a se aproximar do G-4 - agora, a equipe rubro-negra está a cinco pontos do quarto colocado Atlético-PR. Já o Coritiba, que bateu o Santos na última rodada, voltou a sofrer um revés: nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas do time coxa-branca, que faz péssimo segundo turno.
Na próxima rodada, o Vitória recebe o Botafogo, enquanto o Coritiba visita a também ameaçada Ponte Preta.
O jogo
O Leão começou com maior posse de bola e tentando pressionar, mas encontrou uma defesa bem postada. O Alviverde, pro sua vez, esperava para buscar o contra ataque. As sete minutos, Geraldo levantou na área e Michel saiu para interceptar. A resposta, entretanto, foi fatal. Aos 12 minutos, Juan pegou sobra de bola e cruzou para Marquinhos, que pegou de primeira para abrir o placar.
O primeiro chute a gol do Coxa aconteceu apenas aos 17 minutos, com o angolano Geraldo, que pegou bonito na bola, mas mandou pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Júlio César aproveitou torça de passes pelo alto e cabeceou nas mãos de Wilson. Boa roubada de bola de Robinho, aos 27 minutos, mas na sequência o chute saiu fraco, em cima da defesa rubro-negra.
O Coritiba melhorou, mas ainda sofria com as investidas baianas. Aos 29 minutos, Renato Cajá deixou a defesa coxa-branca para trás e bateu para grande defesa de Vanderlei. O camisa 1 alviverde voltou a trabalhar bem aos 39 minutos, em chute forte de Marquinhos. Cobrando falta, Ayrton levou perigo, aos 43 minutos, Vanderlei nem se mexeu. Porém, aos 46 minutos, Geraldo acertou um belo chute pra deixar tudo igual.
Depois do intervalo, as equipes retornaram sem modificações. O Coritiba adiantou um pouco a marcação para evitar a pressão da etapa inicial. Aos sete minutos, Marquinhos fez a jogada individual, mas não passou pela última linha de defensores. Aos nove minutos, novamente em cobrança de falta, Ayrton bateu no ângulo e Vanderlei defendeu com a ponta dos dedos.
O Alviverde voltou a parecer no ataque, aos 15 minutos, com Júnior Urso, com uma testada forte, para fora. O troco veio na sequência, com Cáceres, que bateu na rede, pelo lado de fora. Ayrton era a principal arma do Vitoria nas bolas paradas. Aos 20 minutos, o lateral cobrou falta, mas desta vê isolou. Até que, aos 25 minutos, Dinei aproveitou sobra de bola para estufar as redes.
Com o segundo gol e as modificações feitas por Chamusca, o Alviverde caiu de produção e ainda contava com a falta de pontaria do ataque, como aos 34 minutos, com Bottinelli isolando a bola após receber rebote de frente para o crime. Mais Bottinelli no ataque, aos 37 minutos, e mais um chute torto, sem direção. Aos 43 minutos, William Henrique recebeu na cara do gol, tocou na saída de Vanderlei e mandou para fora. Por sorte não fez falta aos baianos.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2 X 1 CORITIBA
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA)
Data: 12 de outubro de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Carlos Jorge Titara da Rocha
Cartões amarelos: Kadu e Michel (Vitória); Victor Ferraz, Diogo e Bottinelli (Coritiba)
Gols:
VITÓRIA: 
Marquinhos, aos 12 minutos do primeiro tempo e Dinei, aos 25 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Geraldo, aos 46 minutos do primeiro tempo
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Luiz Gustavo (Euller), Cáceres e Renato Cajá (William Henrique); Marquinhos e Dinei (Pedro Oldoni).
Técnico: Ney Franco
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Júnior Urso, Germano (Lincoln), Gil e Robinho (Bottinelli); Geraldo e Julio César (Bill)
Técnico: Péricles Chamusca