domingo, 13 de outubro de 2013

Romerito marca no fim e classifica o Vila Nova; Macaé continua na ponta

Foi mais um caso que só o futebol pode proporcionar. Com 38 anos e há quase dois meses sem jogar, Romerito, meia de passagem marcante por clubes como o Goiás, grande rival do Vila Nova, foi contratado pelo time goiano e teve de superar a desconfiança antes de entrar em campo. Apoio ele teve e a retribuição veio neste sábado, em grande estilo, contra o Macaé. Na última rodada da primeira fase da Série C, Romerito marcou o gol da vitória colorada por 1 a 0, aos 40 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Vila que seria eliminado em caso de empate, salta para o segundo lugar do Grupo B, com 29 pontos e terá vantagem de decidir a vaga na Série B em casa. Já o Macaé, que atuou com o time reserva, tinha situação bem mais tranquila. O Alvianil Praiano já estava garantido nas quartas de final e terminou também na liderança da chave, com 32 pontos, já que o Caxias perdeu na rodada.
Macaé e Vila Nova agora aguardam a definição do Grupo A para conhecer o adversário nas quartas de final. O time do Rio de Janeiro decidirá vaga na Série B contra o quarto colocado da outra chave, enquanto o Vila Nova jogará contra o terceiro. Os oito primeiros colocados ainda têm chances de classificação, e apenas o Santa Cruz está garantido na próxima fase.
Primeiro tempo amarrado
Apesar de o Vila Nova precisar da vitória, o Macaé, que poupou vários jogadores, começou melhor no estádio Moacyrzão. Com mais posse de bola nos minutos iniciais, o time da casa conseguiu se manter no campo de ataque e evitar qualquer pressão do adversário. No entanto, a falta de entrosamento da equipe escalada pelo técnico Gérson Andreotti começou a pesar, e o Tigre foi para cima.
Macaé x Vila Nova - Série C (Foto: Júnior Costa)Vila Nova vence em Macaé e se garante nas quartas de final (Foto: Júnior Costa)
Uma grande chance saiu dos pés de Robston, que cobrou falta com força aos 19 minutos e tirou tinta da trave. Pouco depois, Romerito chutou dentro da área, Rerysson espalmou de forma estranha, mas ninguém aproveitou o rebote. Com o passar o tempo, o Vila Nova foi ganhando espaço no campo de ataque, sobretudo com as descidas do lateral Thiago Cametá. Aos 35, em jogada pela direita, a bola chegou até Romerito, que ajeitou para Arthur. O volante finalizou com força e obrigou o goleiro do Macaé a defender mais uma.
Romerito marca no fim e salva o Vila
O segundo tempo foi praticamente jogo de ataque contra defesa. Com a vitória do Betim em cima do Mogi Mirim, o Vila Nova só se classificaria para a próxima fase em caso de vitória. E o Tigre foi para cima do Macaé no Moacyrzão. O técnico Heriberto da Cunha lançou Gustavo no lugar de Rodrigo Dantas e deu maior mobilidade ao ataque colorado. Aos 11, o jovem atacante quase aproveitou cruzamento de Thiago Cametá. Na sequência, o próprio Gustavo chutou em cima do zagueiro adversário.
Com a pressão dos visitantes, o Macaé passou a ter mais espaços nos contra-ataques. Em um deles, Jean recebeu de Daniel na linha de fundo em chutou em cima de Toni. Mas foi só isso. A cada minuto que passava, o Vila pressionava ainda mais. O volante Osmar apareceu com perigo dentro da área e cabeceou acima do travessão. Logo depois, o mesmo Osmar chutou de fora da área, nas mãos de Rerysson. Como a situação ficava dramática a cada lance, o Tigrão abusava das jogadas aéreas. Em uma delas, Frontini tirou tinta da trave.
O gol redentor saiu aos 40 minutos. Após cruzamento de Júlio César, que entrara no segundo tempo, o meia Romerito, de 38 anos e com passagem marcante por clubes como o Goiás, rival do Vila Nova, mergulhou de peixinho e colocou a bola no fundo das redes: 1 a 0. Vitória e festa goiana em Macaé.
FICHA TÉCNICA – MACAÉ 0 X 1 VILA NOVA
Local: estádio Moacyrzão, em Macaé
Competição: Série C do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Nadine Schramm Câmara (SC) e Rafael Trombeta (PR)
Gol: Romerito (Vila Nova)
Cartões Amarelos: Marquinhos, Ernani e Dos Santos (Macaé); Robston e Arthur (Vila Nova)
Público: 698 pagantes
Renda: R$ 3.380,00
MACAÉ
Rerysson; Daniel, André, Douglas e Edu Pina; Zé Victor (Udson), Rodrigo Dantas (Ernani) (Gabriel), Dos Santos e Marquinhos; Jean e Sergio Junior.
Técnico: Gérson Andreotti
VILA NOVA
Toni; Thiago Cametá, Neto Gaúcho, Vitor e Alan (Weslley); Arthur, Osmar (Júlio César), Robston e Rodrigo Dantas (Gustavo); Romerito e Frontini.
Técnico: Heriberto da Cunha