domingo, 13 de outubro de 2013

Com golaço de Montillo/Cícero, Santos bate Ponte Preta e volta a vencer no Brasileiro

Djalma Vassao/Gazeta Press
Montillo abraça Cìcero depois de anotar o golaço da noite no Pacaembu
Montillo abraça Cìcero depois de anotar o golaço da noite no Pacaembu
Um lance valeu o ingresso para os poucos mais de 7 mil torcedores que compareceram ao Estádio do Pacaembu na noite deste sábado. Com um golaço de Walter Montillo, em lance fantástico de Cícero, o Santos derrotou a Ponte Preta pelo placar de 2 a 1, quebrou a negativa sequência de duas derrotas seguidas e voltou a sonhar com o G-4 do Campeonato Brasileiro, zona que dá aos time um lugar na próxima edição da Copa Libertadores da América.
A segunda vitória nos últimos cinco jogos (foram três derrotas neste período) coloca o Santos na sexta colocação da Série A. Com 39 pontos, o time praiano possui seis de desvantagem em relação ao Atlético-PR, atual quarto classificado e que entra em campo neste domingo para encarar a Portuguesa. A Ponte Preta, em péssima situação, permanece com 26 pontos, no penúltimo posto.
Depois de se apresentar diante do torcedor paulistano, o Santos retorna à Vila Belmiro para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), a equipe de Claudinei Oliveira terá pela frente o Internacional, em briga direta por dois postulantes à Libertadores 2014. A desesperada Ponte Preta, por outro lado, recebe o Coritiba no mesmo dia, mas às 21h.
O jogo
O razoável público que compareceu ao Estádio do Pacaembu refletiu o mau momento do Santos no Campeonato Brasileiro. Dono de uma campanha de três derrotas nos últimos quatro jogos, a equipe de Vila Belmiro tentou imprimir seu ritmo de jogo diante dos ponte-pretanos, que permaneceram com uma postura cautelosa e buscando os contra-ataques para surpreender o rival.
Mesmo mais retraída, a Ponte Preta criou a primeira grande chance da partida. Aos 26min, Fellipe Bastos cobrou escanteio na medida para o zagueiro Ferrón, que exigiu grande defesa do goleiro Aranha. O lance serviu para acordar o time da casa, que ameaçou a meta adversária na sequência com Thiago Ribeiro.
Por conta do truncado jogo no Pacaembu, a bola parada se mostrou decisiva. Melhor para o Santos, responsável por abrir o placar na capital paulista. Aos 44min da primeira etapa, o argentino Montillo cobrou falta venenosa para dentro da área da Ponte Preta e encontrou a cabeça de Everton Costa, que desviou do goleiro Roberto e anotou o primeiro gol pelo time santista.
A vantagem obtida nos segundos finais da primeira etapa permitiu ao Santos atuar menos pressionado na segunda etapa. A Ponte, desesperada pela situação na tabela, adiantou a marcação e até ameaçou exercer uma pressão. Logo aos 4min, Fellipe Bastos, importante arma ofensiva campineira em virtude dos longos chutes, acertou uma bomba e exigiu grande intervenção de Aranha.
Com a vitória encaminhada, o Santos procurou atrair a Ponte Preta para o seu campo defensivo a fim de encaixar um contra-ataque. Ele veio aos 23min, e de maneira categórica. O meio-campista Cícero aplicou um chapéu no meio-campo, arrancou e rolou para Montillo. O argentino, com um toque de classe, tirou o goleiro Roberto e completou para as redes vazias.
A complicada situação ponte-pretana na partida, com o segundo gol, apenas piorou. Visivelmente abatido por conta da desvantagem, o time visitante pouco ameaçou a meta santista até o final do jogo. Jorginho apostou no experiente Adrianinho para iniciar a reação. Entretanto, a aposta do tetracampeão mundial surtiu o efeito desejado somente nos acréscimos, quando Rafael Ratão descontou - em momento no qual o Santos já jogava com 10 (Cicinho foi expulso).
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 PONTE PRETA
Local: Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de outubro de 2013, sábado
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira e Fabrício Porfírio de Moura (ambos de SP)
Cartões amarelos: Edu Dracena, Alison, Leandrinho e Cicinho (Santos); Elias, Ferron e Edson Bastos (Ponte Preta)
Cartões vermelhos: Cicinho (Santos)
GOLS: 
SANTOS: Everton Costa, aos 45 minutos do primeiro tempo e Montillo, aos 24 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Rafael Ratão, aos 44 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri; Alison (Alan Santos), Arouca, Cícero e Montillo (Leandrinho); Thiago Ribeiro e Everton Costa (Victor Andrade)
Técnico: Claudinei Oliveira
PONTE PRETA: Roberto; Régis, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Leonardo), Fellipe Bastos e Elias (Adrianinho); Rildo (Rafael Ratão) e William
Técnico: Jorginho