domingo, 13 de outubro de 2013

Sóbis marca no fim, e Flu, com um a menos, arranca empate com o Grêmio no Maracanã

Photocamera
Antes de ser expulso no segundo tempo, Biro Biro disputa um lance com Pará no Maracanã
Antes de ser expulso no segundo tempo, Biro Biro disputa um lance com Pará no Maracanã
O Fluminense, mais uma vez justificou o apelido de "time de guerreiros". Jogando com um jogador a menos no Maracanã, o Tricolor carioca arrancou um empate já aos 45 minutos do segundo tempo com o Grêmio, com um gol de Rafael Sóbis. Bressan abrira o placar na primeira etapa, e Biro Biro foi o jogador expulso.
O resultado mantém o Flu sem vencer - já são quatro jogos consecutivos -, mas garante o time fora da zona de rebaixamento por mais uma rodada. O clube é o 13º colocado, com 35 pontos, e tem pela frente o líder Cruzeiro, às 19h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira, no Maracanã.
Já o Tricolor gaúcho segue na vice-liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. São dez pontos de diferença para o líder Cruzeiro, que pode voltar a ampliar a diferença no clássico de domingo contra o Atlético-MG. O Grêmio agora tem pela frente o Corinthians, às 21h50 (de Brasília) de quarta-feira, em Porto Alegre.
O jogo
Pressionado por duas derrotas consecutivas, o Fluminense foi a campo com uma formação tática diferente. Sem os laterais esquerdos Carlinhos e Ronan, o técnico Vanderlei Luxemburgo posicionou Edinho como terceiro zagueiro e apostou em Rafinha improvisado na ala esquerda.
A opção, a princípio, deu certo, e o Fluminense começou o jogo dominando o Grêmio. A dificuldade era apenas na hora de definir as jogadas, e o goleiro Marcelo Grohe foi um espectador durante os 20 minutos iniciais.
O primeiro grande lance de perigo veio do lado do Grêmio. Em contra-ataque aos 21, Barcos lançou Souza pela esquerda, e o volante acertou o travessão em um balaço de pé esquerdo. Na sobra, o mesmo Souza arriscou de pé direito, e a bola passou muito perto.
Era a senha para o jogo esquentar. Aos 24, Barcos completou cruzamento de Pará e forçou Kléver a fazer grande defesa. O Fluminense respondeu em contra-ataque aos 33. Biro Biro cruzou, a zaga do Grêmio afastou mal, e Jean teve a finalização travada. Na sobra, Wagner chutou à queima-roupa, e Marcelo Grohe salvou.
Gazeta Press
Bressan comemora o gol da vitória do Grêmio no Maracanã
Bressan comemora o gol do Grêmio no Maracanã
A abertura do placar veio, finalmente, na marca de 37 minutos. Alex Telles cobrou escanteio pela direita, Bressan subiu mais que todo mundo e acertou a trave. No rebote, o mesmo Bressan "cutucou" a bola para o fundo das redes.
Indisposto a ir para o intervalo atrás no placar, o Fluminense foi para a pressão total nos minutos finais do primeiro tempo. Mas o Tricolor parou nas mãos de Marcelo Grohe, que fez defesas espetaculares em dois chutes violentos de Jean e mais uma finalização de muito perto de Wagner.
Veio o segundo tempo, e Vanderlei Luxemburgo manteve o costume de mexer no time do Fluminense, com a entrada de Felipe no lugar de Anderson.Mas a alteração, desta vez, não deu certo de cara, e o time da casa encontrou dificuldades de furar a defesa gremista.
Rafael Sóbis chutou colocado aos 13, mas Marcelo Grohe pegou firme. Felipe tentou aos 23, mas foi travado pela zaga. Marcos Júnior foi ao chão aos 24, mas o árbitro Alício Pena Júnior mandou seguir. 
A vida já era bem difícil para o Flu, e ficou mais ainda quando Biro Biro se atirou na área aos 28, tentando cavar um pênalti, e recebeu o segundo cartão amarelo. Era a senha para alguns gritos de "vergonha" das arquibancadas, seguidos por cânticos de apoio de outra parte da torcida do tricolor carioca.
Mas a redenção viria. Já aos 45 minutos do segundo tempo, Sóbis invadiu a área, chutou de canhota e finalmente venceu Marcelo Grohe após desvio na zaga. 1 a 1 no Maracanã, placar final.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 1 GRÊMIO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Herman Vani (SP)
Público e renda: 13. 232 pagantes, 19.550 presentes / R$ 233.440,00
Cartões amarelos: Biro Biro, Edinho, Felipe e Wagner (Fluminense); Saimon, Bressan e Kléber (Grêmio)
Gol: Bressan, aos 37 minutos do primeiro tempo; Rafael Sóbis, aos 45 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Kléver; Gum, Anderson (Felipe) e Edinho; Bruno (Aílton), Jean, Diguinho, Wagner (Marcos Júnior) e Rafinha; Biro Biro e Rafael Sóbis.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Adriano (Matheus Biteco), Souza, Ramiro (Elano) e Alex Telles (Wendell); Kléber e Barcos.
Técnico: Renato Gaúcho.