domingo, 13 de outubro de 2013

Goleiro faz milagre, Ceará e Paraná empatam e permanecem fora do G-4

Divulgação
O Paraná até saiu na frente, mas viu o Ceará empatar no Castelão
O Paraná até saiu na frente, mas viu o Ceará empatar no Castelão
O Ceará recebeu o Paraná no estádio do Castelão, neste sábado, e as duas equipes empataram por 1 a 1, na 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O resultado frustra as duas equipes, que esperavam vencer para alcançar o G-4 da competição. Porém, o time alvinegro não sobe nenhuma posição e continua em sexto, agora com 45 pontos. Já a equipe paranaense não volta ao grupo dos quatro classificados para a primeira divisão. Está em sexto com 46. Enquanto o Avaí, quarto na tabela, tem um ponto a mais.

A vitória só não veio para os donos da casa pela grande atuação do goleiro Luís Carlos. Depois de fazer grandes defesas na partida, o camisa 1 do Paraná ainda operou um milagre aos 43 da etapa final. Mota recebeu na área e chutou. Luis Carlos defendeu de maneira incrível, e a bola ainda bateu na trave antes da zaga afastar.

Antes de tudo isso, porém, o Paraná abriu o placar com JJ Morales. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Ricardo Conceição encontrou o argentino, que só chutou na saída do goleiro Fernando Henrique.

Já aos 32 da etapa inicial, o Ceará conseguiu o empate. Luis Carlos deu rebote após chute de Mota, e Magno Alves igualou o marcador.

Na próxima rodada da Série B, o time alvinegro visita a vice-líder Chapecoense, na próxima terça-feira, enquanto o Paraná joga em casa contra o Bragantino, no mesmo dia.
O jogo
O Ceará tentava impor seu ritmo desde os primeiros movimentos. Aos quatro minutos, Magno passou pelo goleiro Luis Carlos, chutou, mas não contava com a recuperação de Alex Alves, que afastou a bola no meio do caminho. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio de Rogerinho, Helder Santos desviou e carimbou a defesa paranista.

A primeira chegada do clube tricolor aconteceu apenas aos 13 minutos, com Ricardo Conceição, que pegou sobra de bola e chutou rasteiro, pela linha de fundo. Mas, na sequência, JJ Morales recebeu lançamento no meio da zaga alvinegra e tocou na saída do goleiro para balançar as redes e abrir o placar. A resposta quase veio aos 22 minutos, com Dinélson, que invadiu a área e teve o chute travado pela defesa no momento certo.

O Ceará dominava as ações, enquanto o Paraná esperava para buscar os contra-ataques. Aos 27 minutos, Kayke deu um belo toque de calcanhar para Moacir, que chegou batendo para defesa de Fernando Henrique. O empate veio aos 32 minutos, com Magno Alves, que aproveitou rebote de Luís Carlos e, com oportunismo, bater para as redes.

Para a etapa final, o time tricolor voltou com Edson Sitta no lugar de Cambará. Aos dois minutos, Paulinho fez o cruzamento na área e Gustavo apareceu para evitar a conclusão de Reinaldo. O ritmo da partida despencou, com o jogo truncado no meio-campo. Aos 13 minutos, Cambará, com uma lesão no ombro, obrigou Dado Cavalcanti a queimar uma mudança.

Sem conseguir entrar na defesa cearense, Roniery, aos 16 minutos, abriu espaço e chutou de longe para defesa de Fernando Henrique, no centro do gol. Na resposta, Dinélson chutou colocado da entrada da área e a bola passou com perigo. Pressão do time cearense, aos 21 minutos, com Mota, que testou a queima-roupa para um milagre de Luís Carlos.

O time tricolor teve uma boa chance de voltar à frente no placar aos 32 minutos, com JJ Morales, que viu a bola atravessar a área, mas não alcançou para desviar. Aos 37 minutos, Mota balançou as redes, mas o árbitro anulou para anotar o impedimento. O lance capital quase aconteceu aos 43 minutos. Luís Carlos fez mais um milagre e no rebote, Mota, na cara do gol, carimbou a trave.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 1 PARANÁ

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 12 de outubro de 2013, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Assistentes: Marcos W. Rocha de Amorim e Adaílton José Jesus da Silva
Cartões amarelos: Mota, Lulinha, Gustavo, Helder Santos (Ceará); Edson Sitta, Roniery, Ricardo Conceição (Paraná)
Gols:
CEARÁ: Magno Alves, aos 32 minutos do primeiro tempo
PARANÁ: JJ Morales, aos 14 minutos do primeiro tempo

CEARÁ: Fernando Henrique; Marcos, Gustavo, Potiguar e Hélder Santos; João Marcos, Ricardinho, Rogerinho (Dinélson)(Léo Gamalho) e Lulinha (Richely); Magno Alves e Mota
Técnico: Sérigio Soares

PARANÁ: Luis Carlos; Roniery, Alex Alves, Edimar e Paulinho; Edson Sitta (Cambará) (Wellington), Ricardo Conceição, Moacir e Kayke; JJ Morales e Reinaldo (Luisinho)
Técnico: Dado Cavalcanti