domingo, 13 de outubro de 2013

Em jogo dramático, Dudu marca, Duque bate o Caxias e evita queda



A vitória ocorre através de uma soma de fatores que gratifica apenas uma equipe no futebol. A soma das vitórias definem os campeões. Mas na noite deste sábado, a vitória era só a paisagem do que o Duque de Caxias precisava para permanecer na Série C do Brasileirão. Ocupando em grande parte da competição a zona de rebaixamento do Grupo B, o Tricolor da Baixada, além de secar outros três adversários na briga para não cair, tinha a missão de bater o Caxias, vice-líder da chave, para evitar a queda.
De forma dramática, a equipe comandada por Mário Junior recorreu a um herói imortalizado na história do clube para vencer o Caxias, no Marrentão, pela última rodada da primeira fase do campeonato. O gol de Dudu, aos 20 minutos do segundo tempo, que deu a vitória ao Duque de Caxias por 1 a 0, não valeu um caneco ao time da Baixada, mas fez com que a vitória representasse a permanência da equipe na Terceira Divisão.
Primeiro tempo sem grandes emoções
Logo aos dois minutos do confronto, João Carlos, a referência do Duque de Caxias no ataque, tentou uma bicicleta dentro da área adversária e caiu de mau jeito. Três minutos depois, o jogador precisou ser substituído com dores no braço esquerdo. Jefinho entrou com a missão de ser o novo homem gol do Tricolor da Baixada.
As equipes mantinham um ritmo lento e não levavam perigo às defesas adversárias. O Duque de Caxias forçava as jogadas pelo lado esquerdo com Leandro Cruz, mas sem sucesso. Até que aos 27 minutos, Sampson trombou com a defesa do Caxias dentro área. Os jogadores do Tricolor Suburbano pediram pênalti, mas o juiz mandou seguir a partida, para desespero do banco de reservas do Tricolor da Baixada.
O embate seguia sem grandes emoções e pouco movimentado, até que, Sampson, aos 40 minutos, chutou com perigo, obrigando o goleiro do Caxias a fazer boa defesa. A bola saiu à direita do gol, em escanteio para o Duque de Caxias.
O gol da permanência
Precisando da vitória, o Duque voltou pressionando pela direita, mas sem conseguir criar grandes chances. O nervosismo tomava conta da equipe liderada por Mário Junior, tanto que o massagista do clube foi expulso por discutir com a arbitragem aos 12 minutos. A essa altura, o Tricolor da Baixada só precisava dos próprios esforços, mas não conseguia chegar ao gol adversário.
No entanto, quem teve a chance de abrir o placar foi o Caxias. Patrick cruzou bem e Wallacer, incrivelmente, não conseguiu empurrar para as redes, perdendo um gol feito. Seguindo o ditado de que não faz, leva, aos 20 minutos, André Gomes cobrou falta na cabeça de Dudu, ídolo do clube, que só testou para o fundo das redes abrindo o marcador: 1 a 0 Duque de Caxias.
A partida ia ganhando ares dramáticos, um gol do Caxias rebaixaria o Tricolor da Baixada que, sem pressa, tentava se manter com a bola e procurava o segundo gol nas bolas aéreas. Aos 43, Charles Chad, ex-Duque, fez grande jogada e arriscou, mas a bola bateu na defesa do Tricolor da Baixada, no apagar das luzes, evitando o que seria o gol do rebaixamento da equipe da Baixada. Fim de papo: Duque de Caxias 1 a 0 em cima do Caxias e garantido na Série C do Brasileirão 2014.