domingo, 1 de setembro de 2013

Com início fulminante, Portuguesa põe Bahia na roda e volta a vencer

Gazeta Press
Jogadores da Portuguesa comemoram gol contra o Bahia
Jogadores da Portuguesa comemoram gol contra o Bahia
O clima era de amistoso. Na última quarta-feira, nem mesmo o técnico Guto Ferreira viajou para Salvador, o time foi comandado pelo auxiliar Alexandre Faganelo e alguns jogadores poupados. Do outro lado, a principal atração era a estreia do norte-americano Freddy Adu entre os titulares. Em campo, tudo ficou no 0 a 0, num confronto morno que selou a passagem do Bahia para a fase seguinte da Copa Sul-Americana diante da Portuguesa.
Portuguesa 1x0 Bahia
Portuguesa 1x0 Bahia
Neste sábado, não. Como se costuma dizer, era jogo de três pontos. E a Lusa, pressionada pela ameaça de rebaixamento e contando com força máxima, fez bonito diante de sua torcida. Com apenas seis minutos de partida, já havia balançado as redes três vezes. Poderia ter sido pior não fosse pelas intervenções do goleiro Marcelo Lomba. No final das contas, mesmo com a melhora tricolor no segundo tempo, ficou barato o 4 a 2.
Portuguesa 2x0 Bahia
Portuguesa 2x0 Bahia
Os gols foram marcados npelo meio-campista Moisés e pelo atacante Gilberto, duas vezes, na etapa inicial. Na volta dos vestiários, Fernandão e Wallyson diminuíram e Bergson fez outro para os donos da casa.
Portuguesa 3x0 Bahia
Portuguesa 3x0 Bahia
Com o resultado, o Bahia fica mais longe do G4 e estaciona na sétima colocação, com 23 pontos. O time tricolor deve cair ainda algumas posições até o fim da rodada. A Portuguesa, por sua vez, ultrapassa o São Paulo, deixa a vice-lanterna e chega aos 16 pontos, no 18º lugar.
Portuguesa 3x1 Bahia
Portuguesa 3x1 Bahia
A equipe baiana perdeu um pouco de força no campeonato e atravessa um momento político agitado, com a definição na última quinta-feira dos candidatos para o mandato tampão na presidência do clube. Ao todo, três nomes se inscreveram para ocupar o posto do ex-mandatário Marcelo Guimarães Filho, destituído pela Justiça.
Portuguesa 4x1 Bahia
Portuguesa 4x1 Bahia
Na próxima rodada, a Portuguesa segue no Canindé e tenta manter a sequência positiva no Brasileiro contra a Ponte Preta, na quarta-feira. O Bahia tem tarefa complicada na Arena Fonte Nova e recebe o líder Cruzeiro no mesmo dia.
Portuguesa 4x2 Bahia
Portuguesa 4x2 Bahia
O jogo - Os donos da casa começaram com tudo. Em cobrança de escanteio, Moisés surgiu sozinho na área e cabeceou sem chance para Marcelo Lomba, fazendo 1 a 0 com apenas um minuto. O meia é um dos destaques da Lusa e chegou a ter o seu nome especulado no Atlético-MG recentemente.
A Portuguesa não diminuiu o ritmo. Em jogada isolada do lado esquerdo, Gilberto chamou Titi para dançar, o zagueiro entrou na onda e derrubou o atacante dentro da área. Ele mesmo bateu o pênalti deslocando o camisa 1 tricolor.
O início ruim fez com que o treinador Cristóvão Borges sacasse o volante Diones de campo para a entrada de Rafael Miranda.
Não deu nem tempo da mudança surtir efeito. Mais uma vez pela esquerda, os anfitriões avançaram, Rogério foi lançado com liberdade e cruzou na medida para Gilberto, que entrava sozinho no meio da área, mandar para o fundo das redes com apenas seis minutos. Diogo e Moisés ainda tiveram chance de aumentar o placar e foram parados por Lomba. O Bahia ameaçou uma única vez, com bola na trave de Madson que contou com desvio de Ferdinando.
No retorno do intervalo, Fernandão diminuiu o vexame cobrando pênalti sofrido por Wallyson aos 10. O time tricolor era melhor, porém, teve a sua reação travada por Bergson, que havia acabado de entrar no gramado substituindo Gilberto.
Wallyson ainda deixou o seu aos 27, chutando forte de fora da área, mas não deu para fazer mais do que isso.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 4 X 2 BAHIA
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 31 de agosto de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitros adicionais: Wagner dos Santos Rocha (RJ) e Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Cartões amarelos: Ferdinando (Portuguesa) e Raul (Bahia)
Gols: PORTUGUESA: Moisés Moura, a 1 minuto do primeiro tempo, Gilberto, aos quatro e aos sete minutos do primeiro tempo e Bergson, aos 15 minutos do segundo tempo
BAHIA: Fernandão, de pênalti, aos 10 minutos do segundo tempo, e Wallyson, aos 27 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro, Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés, Souza; Gilberto e Diogo
Técnico: Guto Ferreira
BAHIA: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Rafael Miranda (Diones), Hélder, Fahel e Marquinhos Gabriel; Wallyson e Fernandão
Técnico: Cristóvão Borges