domingo, 20 de abril de 2014

Vasco estreia na Série B com empate em casa.

O Vasco estreou na Série B com empate em 1 a 1 contra o América-MG Foto: Bruno Gonzalez / Extra
O Vasco estreou na Série B com empate em 1 a 1 contra o América-MG Bruno Gonzalez / Extra
RIO - O Vasco não começou bem sua caminhada de volta à elite do futebol brasileiro. Em um estádio de São Januário vazio, no primeiro dos três jogos que fará com portões fechados como punição pela briga de torcedores na rodada final do Brasileiro de 2013, o time carioca sentiu a falta dos cinco desfalques e apenas empatou com o América-MG em 1 a 1, neste sábado, pela primeira rodada da Série B. Reginaldo marcou para os donos da casa, e Obina fez o gol dos mineiros. O próximo desafio vascaíno será contra o Luverdense, fora de casa, sábado.
Antes mesmo de o adversário tocar na bola, o Vasco deu o primeiro susto no goleiro Mateus: com apenas 24 segundos de jogo, o jovem Danilo, uma das novidades da equipe, tabelou com Fellipe Bastos, recebeu na área em velocidade e chutou no travessão. Mas o time não manteve o ritmo veloz. Ainda assim, dominava o jogo, tinha mais posse de bola e passava a maior parte do tempo no campo adversário. O América-MG se resumia a saídas esporádicas para o ataque, sempre na base de lançamentos longos. Susto, de verdade, só aos 12 minutos, quando Ricardinho recebeu na entrada da área e venceu o goleiro Martín Silva com um chute cruzado, mas o zagueiro Luan conseguir cortar na pequena área.
No ataque, o Vasco trocava bons passes, mas pecava nas conclusões. Referência na área, o jovem Thalles recebeu cruzamento de Reginaldo aos 26 e bateu de virada, rente à trave esquerda. Logo depois, Fellipe Bastos arriscou da entrada da área, também para fora. Aos 34, a defesa mineira atrapalhou o arremate de Thalles, e na última chance do primeiro tempo, o atacante pedalou na entrada da área e bateu para fora.
O problema da falta de pontaria foi resolvido logo aos dois minutos do segundo tempo: Douglas girou no meio e deu ótimo passe para Reginaldo, que bateu de esquerda na saída de Mateus para fazer 1 a 0. O time carioca, no entanto, não soube aproveitar a vantagem. Deixou o América-MG equilibrar a partida, e não demorou para levar o empate. Aos 16, André tocou por cobertura para Obina, que chutou de primeira, na saída de Martín Silva. A bola ainda tocou na trave esquerda antes de entrar.
Imediatamente, o técnico Adílson Batista trocou Fellipe Bastos por Montoya. Mas o Vasco já não conseguia dominar o jogo como no primeiro tempo. Quando teve espaço para contra-atacar, Reginaldo não aproveitou o bom lançamento de Montoya, e teve o chute travado pelo volante Pablo. Mesmo com o jovem Marquinhos no lugar de Reginaldo, numa tentativa de dar mais velocidade ao ataque, o Vasco não conseguia mais levar perigo ao gol de Mateus. Nos acréscimos, um susto para cada lado. Júnior Negão foi lançado livre, mas bateu à direita, na saída de Martín Silva. E Douglas, também sozinho na área americana, cabeceou para fora no último lance do jogo.
Vasco 1 x 1 América-MG
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), auxiliado por Herman Brumel Vani (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

Cartões amarelos: André Rocha, Martin Silva, Montoya (VAS); Elsinho, Andrei (AME)

Gols: Reginaldo 2'/2ºT (1-0) e Obina 16'/2ºT (1-1)
Vasco: Martin Silva, André Rocha (Marlon), Luan, Rafael Vaz e Diego Renan; Aranda, Danilo, Fellipe Bastos (Montoya) e Douglas; Reginaldo (Marquinhos) e Thalles. Técnico: Adilson Batista.
América-MG: Matheus, Elsinho, César Lucena, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro (Thiago Santos), Andrei, Pablo e Tchô (Mancini); Ricardinho e Obina (Junior Negão). Técnico: Moacir Júnior.