segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vettel, quase tetra

Vettel deixa o pódio na Coreia (Divulgação)
O tufão não apareceu. Nem a chuva. E, com pista seca, o que se viu neste domingo aqui em Yeongam foi o que todo mundo já esperava. Mais uma vitória de Sebastian Vettel, a quarta seguida, a oitava neste ano.
Pole, melhor volta e triunfo de ponta a ponta. Uma repetição de Cingapura, há duas semanas, com a diferença que desta vez ele não terminou com mais de 30 segundos de folga para o segundo colocado. Kimi Raikkonen, o segundo hoje, chegou a pouco mais de quatro segundos do piloto da Red Bull. Romain Grosjean foi o terceiro.
Vettel seguiu seu script. Largou e abriu sua “gordura” de segurança. Nem a entrada de dois safety cars, o segundo numa trapalhada que poderia acabar mal, quando um carro dos bombeiros entrou na pista antes do carro madrinha, foram capazes de atrapalhar o alemão.
No final da prova, como de costume, ele ainda fez questão de cravar a melhor volta. Levou bronca pelo rádio, também como de costume. E festejou muito.
Se antes do GP da Coreia o quarto título de Vettel já parecia só uma questão de tempo, agora ele pode ficar em casa pelas próximas corridas, voltar, e ainda assim ser campeão. Tem 77 pontos a mais que Alonso, que hoje fez uma corrida sem brilho. Ficou preso atrás da Sauber de Nico Hulkenberg boa parte da prova e chegou em sexto. Felipe Massa também não foi bem. Errou na primeira volta, caiu para último e completou em nono.
Para sair de Suzuka com o campeonato, Vettel tem que vencer a corrida e Alonso tem de ser no máximo o nono. Um cenário pouco provável, mas não impossível.
As apostas já começaram. Japão? Eu diria que vai ser na Índia.