segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Linz muda chave, 'troca' jogadora e irrita Ivanovic

Linz (Áustria) - O WTA de Linz fez algo inédito na definição de seu quadro principal. Após realizar o sorteio no sábado, o torneio convidou a alemã Angelique Kerber de última hora e mudou toda a chave sem repetir o sorteio. A austríaca Laura Moser desistiu da competição por "razões pessoais" e deu lugar a Kerber, que está na briga por vaga no Masters de Istambul.
Porém, ao invés de ocupar a primeira posição da chave, como cabeça 1, Kerber foi colocada na última, no lugar de Ana Ivanovic. Anteriormente a segunda favorita, a sérvia foi rebaixada para cabeça 3 e pegou uma chave mais dura. Agora a segunda pré-classificada, Sloane Stephens continuou na parte de cima. O torneio não explicou os critérios utilizados para as mudanças.
Ivanovic não ficou contente com a nova chave. "Um momento em que você percebe que não tem poder nenhum, não importa o que digam. Chave de Linz", escreveu a sérvia no Twitter.
Ao site oficial do torneio, a desistente Moser disse que "não é bom para mim sair da chave, mas uma jogadora top 10 é importante para o torneio e não posso culpar ninguém". Como compensação, a austríaca ganhou um convite para a chave de duplas do torneio.
Na chave atualizada, Kerber estreia contra a romena Monica Niculescu. Se vencer, pega a austríaca Melanie Klafner ou a romena Alexandra Cadantu na segunda fase. Já nas quartas de final, a alemã poderia encarar outra romena, Sorana Cirstea.
A belga Kirsten Flipkens também está no lado de baixo da chave e começa a campanha diante da croata Donna Vekic. A semifinalista de Wimbledon pode ter uma sequência alemã até as quartas, contra Julia Goerges e Mona Barthel.
Stephens pega na primeira rodada a eslovaca Magdalena Rybarikova. Na segunda rodada, pode ter pela frente a austríaca Yvonne Meusburger ou a alemã Andrea Petkovic. Daniela Hantuchova está no caminho da norte-americana nas quartas de final.
Ivanovic acabou ficando com a chave mais difícil. A ex-número 1 do mundo começa a campanha diante da belga Yanina Wickmayer e, se vencer, encara a tcheca Karolina Pliskova ou a italiana Francesca Schiavone. Em seguida, Ivanovic deve ter pela frente a eslovaca Dominika Cibulkova. A sérvia foi campeã em Linz em 2008 e 2011.