segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alheio a disputas, virtual campeão Vettel ganha na Coreia do Sul

Vettel vence GP da Coreia do Sul e pode ser tetracampeão na próxima etapa; Veja como foi a prova!
O GP da Coreia do Sul, neste domingo, teve ótimas disputas, brigas por posições entre colegas de equipe e muita emoção. Menos para Sebastian Vettel. O alemão da Red Bull ganhou pela oitava vez na temporada - a quarta vitória consecutiva - em 14 corridas e já é o virtual campeão da Fórmula 1.
Agora são 34 triunfos de Vettel na categoria, seu terceiro no circuito de Yeongam.
A Lotus conseguiu ótima prova e colocou seus dois pilotos no pódio, com Kimi Raikkonen à frente de Romain Grosjean. Nico Hulkenberg, com a Sauber, suportou as investidas de Lewis Hamilton (quinto) e Fernando Alonso (sexto) para ser o quarto, seu melhor resultado na F-1.
Restando cinco GPs para o final da temporada 2013, Vettel subiu para 272 pontos e abriu 77 de vantagem para Alonso (195). Assim, o alemão pode se tornar tetracampeão da F-1 já na próxima etapa, que acontece no fim de semana que vem, em Suzuka, no Japão.Felipe Massa, que caiu para a última colocação ainda na primeira volta por causa de uma rodada na pista, se recuperou e chegou aos pontos, terminando na nona colocação.
Para isso, precisa vencer novamente, e o espanhol tem de ficar abaixo da oitava colocação.
A corrida
Com um semblante tenso, Massa não se sentia muito confiante minutos antes de o GP da Coreia do Sul começar. "Vamos tentar ser melhores do que nos últimos dias", sintetizou o brasileiro, que (assim como Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari) já não alimentava muitas esperanças de subir no pódio desde a véspera da prova.
A situação ficaria pior para Massa. Pouco depois de uma largada em que a maioria dos pilotos conseguiu manter as suas posições - o pole position Sebastian Vettel não deu nenhuma chance de ultrapassagem para Lewis Hamilton -, os carros se avolumaram no pelotão intermediário. O brasileiro da Ferrari tentou tirar proveito da situação, mas acabou atravessado na pista. Teve sorte de não ser alvo de uma batida - o que não o impediu de ir para a última posição.
Getty
Felipe Massa rodou na primeira volta, caiu para último, mas terminou em nono
Felipe Massa rodou na primeira volta, caiu para último, mas terminou em nono
Massa ainda atrasou um pouco a sua primeira parada nos boxes, mas teria de fazer uma corrida de recuperação a partir de então. Da mesma maneira que Mark Webber - mais eficaz nessa missão -, punido pela Fia com a perda de dez posições no grid de largada (caiu de terceiro para o 13º posto). Àquela altura, o circuito da Coreia (sem tantos pontos de ultrapassagem) já tinha diversos duelos por posições, como os travados entre Alonso e Kimi Raikkonen e, mais tarde, Nico Hulkenberg pelo quinto lugar.
O mau rendimento da Ferrari, contudo, impedia Alonso de progredir. A diferença para as Red Bulls do líder da prova e do campeonato Vettel e de Webber era gritante, a ponto de o australiano logo avançar à terceira posição - a Lotus de Romain Grosjean estava à frente, na segunda colocação. As Mercedes também corriam bem, porém os seus dois pilotos precisaram superar problemas: Hamilton teve desgaste excessivo dos pneus dianteiros, enquanto Nico Rosberg danificou a sua asa ao tentar ultrapassar o companheiro.
Mas Hamilton, que esbravejava com a equipe no rádio, não era o único prejudicado por causa dos pneus. Passada a 30ª volta, Sergio Pérez estourou um dos seus na segunda reta e deixou bastante borracha na pista. O safety car foi acionado, dando a oportunidade para muitos pilotos irem aos boxes e para os estrategistas das equipes pensarem em suas últimas cartadas.
Na relargada, quem levou a pior foi Webber, cujo carro acabou incendiado após um acidente com Adrian Sutil - para muitas lamentações do veterano e dos mecânicos da Red Bull.
Resultado: safety car novamente em ação para paralisar a corrida na Coreia do Sul.
Quando a prova foi reiniciada, Felipe Massa mostrou arrojo para fazer ultrapassagens de uma só vez em Pérez e Esteban Gutiérrez, que brigavam com as Williams de Valtteri Bottas e Pastor Maldonado, e avançar à zona de pontuação. Mais à frente, Alonso também tentou partir ao ataque com a sua Ferrari, porém Hamilton não deu brechas para perder o quinto lugar.
Reuters
Sebastian Vettel levanta o troféu pela vitória em Yeongam: próximo do tetra
Sebastian Vettel levanta o troféu pela vitória em Yeongam: próximo do tetra
Quem realmente não estava ameaçado era Vettel. Enquanto os demais pilotos se arriscavam por melhores posições, o alemão teve extrema tranquilidade para completar as últimas voltas do GP da Coreia do Sul e receber a bandeirada, seguido pelas eficientes Lotus de Raikkonen e Grosjean.