segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Antes de perder liderança, Djokovic acaba com invencibilidade de Nadal e é campeão em Pequim

Getty
Djokovic venceu Nadal por 2 sets a 0 e ficou com o título em Pequim
Djokovic venceu Nadal por 2 sets a 0 e ficou com o título em Pequim
Novak Djokovic entrou em quadra na madrugada deste domingo sabendo que já não seria mais o número 1 do mundo na próxima segunda-feira, quando será divulgada a atualização do ranking. Mesmo assim, o sérvio não se preocupou com a situação e confirmou que buscará voltar ao topo o mais rápido possível com o título do ATP 500 de Pequim, na China, conquistado ao vencer Rafael Nadal, em dois sets, com parciais de 6-3 e 6-4, após 1h27.
O título foi o quarto de Djokovic na temporada. Apesar de não conseguir manter o posto de melhor tenista da atualidade, ele não deixou Nadal se afastar na liderança e permanece com apenas 40 pontos atrás do novo líder.
Com o triunfo, Djokovic também diminuiu a vantagem do adversário no retrospecto de confrontos. Ao total, são 16 vitórias do sérvio e 22 do espanhol. Embora ainda esteja longe de igualar o resultado, Djoko acabou com a sequência de 22 triunfos consecutivos do adversário, além de sua invencibilidade nas quadras sintéticas.
Por Nadal ter recuperado a primeira posição do ranking, era esperado um grande duelo entre os dois principais tenistas da atualidade, mas em quadra o que foi visto foi muito diferente. Sem criar grandes chances, Nadal não teve sequer uma oportunidade de quebra durante todo o jogo.
Cometendo muitos erros não-forçados, o espanhol viu o adversário abrir 3-0 e também não conseguiu esboçar uma reação. Na segunda parcial, o sérvio já se manteve à frente logo no primeiro game, quando conseguiu uma quebra. Com o resultado favorável, ele manteve o ritmo e administrou a vantagem para sacramentar o tetracampeonato em Pequim. Ao total, de dez pontos que sacou, seis foram vencidos de zero.