segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Com golaço de Dátolo, Atlético-MG vira no fim e afunda Lusa

Gazeta Press
Atlético-MG virou no fim, bateu Portuguesa e se afasta da zona de rebaixamento
Atlético-MG virou no fim, bateu Portuguesa e se afasta da zona de rebaixamento
O Atlético-MG venceu em casa por 2 a 1 com a Portuguesa neste domingo, no estádio Independência, em confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time alvinegro chegou aos 19 pontos, subiu quatro posições e agora está na 12ª posição. Por outro lado, a situação da equipe rubro-verde é desesperadora: a equipe paulista manteve-se com 13 pontos e está na vice-lanterna da competição.
Mesmo jogando fora de casa, quem começou melhor foi a Lusa. Aproveitando-se dos contra-ataques proporcionados pelo Atlético-MG, que tentava fazer valer a máxima "caiu no Horto, está morto", a Portuguesa abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo, com Bruno Henrique. O Atlético-MG melhorou e passou a dominar a partida na etapa final, chegando ao empate com Diego Tardelli, logo aos nove minutos.
Depois de muita pressão, Dátolo marcou um golaço aos 43, seu primeiro com a camisa alvinegra, e deu a vitória ao time de Belo Horizonte.
Esta foi a quinta partida seguida sem derrota do Atlético-MG, sendo a segunda vitória em casa neste intervalo. Para a Portuguesa, o jogo representou a continuação de uma sequência amarga: foi o terceiro jogo seguido sem vitória do clube do Canindé, sendo a segunda derrota seguida.
Na próxima rodada, o Atlético-MG visita o Goiás, enquanto a Portuguesa recebe o Bahia.
O jogo
Sem poder contar com o meio-campista Ronaldinho Gaúcho, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, o Atlético-MG entrou em campo com formação que priorizava a velocidade no ataque. Escalado com Luan, Guilherme, Diego Tardelli e Jô no setor ofensivo, o time alvinegro mostrou grandes dificuldades para criar oportunidades de gol e superar a marcação adversária.
A Portuguesa, por sua vez, teve as jogadas de contra-ataque como principal trunfo no primeiro tempo. Nos minutos iniciais, Gilberto e Diogo tiveram chance de abrir o placar, mas falharam no momento da finalização.
Empurrada pela torcida, a equipe da casa conseguiu equilibrar o embate e arriscou algumas subidas ao ataque. Entretanto, aos 34 minutos, o meio-campista Moisés fez grande jogada individual, invadiu a grande área pelo lado esquerdo e tocou para Bruno Henrique. Com tranquilidade, o volante tocou para o fundo da rede e colocou a Portuguesa em vantagem no marcador.
Na volta para a etapa complementar, o treinador Cuca tirou o volante Rosinei e colocou o meio-campista Dátolo, tentando aumentar o poder de criação. A alteração deu resultado e o Atlético-MG retornou dos vestiários melhor, pressionando o adversário nos primeiros minutos. O argentino, inclusive, assustou o goleiro Lauro com finalização aos nove minutos.
Melhor em campo, o time alvinegro seguiu ocupando o campo ofensivo e conseguiu o empate um minuto mais tarde. Guilherme entrou na área pelo lado direito e deu chute rasteiro. No meio do caminho, Diego Tardelli apareceu para desviar, não dando chances ao goleiro Lauro.
O técnico da Portuguesa, Guto Ferreira, ainda tentou mudar o ritmo de sua equipe e colocou Bergson e Carlos Alberto nas vagas de Gilberto e Souza, respectivamente. No entanto, quem seguiu pressionando foi o Atlético-MG, que conseguiu a virada aos 44 minutos, com finalização de primeira de Dátolo após cruzamento de Guilherme.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 2 X 1 PORTUGUESA
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 25 de agosto de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Cartões amarelos: Réver, Luan, Leonardo Silva e Júnior César (Atlético-MG); Gilberto e Bruno Henrique (Portuguesa)
GOLS:ATLÉTICO-MG: Diego Tardelli, aos dez minutos do segundo tempo, e Dátolo, aos 44 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Bruno Henrique, aos 34 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César (Alecsandro); Josué (Michel), Rosinei (Dátolo), Guilherme, Luan e Diego Tardelli; Jô.
Técnico: Cuca
PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza (Carlos Alberto) e Moisés; Diogo e Gilberto (Bergson)
Técnico: Guto Ferreira