segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Após 88 dias e 12 jogos, São Paulo bate Flu e volta a vencer no Brasileiro

Gazeta Press
Brasileiro São Paulo Luis Fabiano Reinaldo Fluminense 25/08/13
Luis Fabiano e Reinaldo fizeram os gols da vitória do São Paulo sobre o Fluminense 
O são-paulino viu neste domingo algo que há muito tempo não acontecia: uma vitória do seu time no Campeonato Brasileiro. Mais de 55 mil pessoas compareceram ao Morumbi para prestigiar os 2 a 1 em cima de um Fluminense caindo na tabela, pela 16ª rodada da Série A. Luis Fabiano e Reinaldo marcaram, os dois no primeiro tempo, e Eduardo descontou no fim.
Desde 29 de maio, há 88 dias, o São Paulo não ganhava uma partida no Brasileirão. Naquela ocasião, bateu outro carioca, o Vasco, em casa, por 5 a 1. Passaram-se 12 jogos desde então, com cinco empates e sete derrotas do time paulista.

Depois de uma semana só de treinos, privilégio que reivindicava desde que assumiu o cargo, no meio de julho, o técnico Paulo Autuori conseguiu melhorar o desempenho de sua equipe. Foi a primeira vitória do treinador em um jogo oficial. Até então, ele só tinha ganhado amistoso com o Benfica e acumulava no total uma vitória, três empates e nove derrotas.

O resultado desse final de semana ainda não tira o São Paulo da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Tricolor paulista pulou da 19ª para a 18ª posição, com 14 pontos, três a menos que o Criciúma, primeiro clube fora do grupo dos quatro piores colocados com um jogo a mais que o São Paulo. Mesmo se vencer o Botafogo, domingo que vem, no Maracanã, não sairá da incômoda posição, já que o Criciúma, que no mesmo dia visitará o Vitória, soma duas vitórias a mais e ainda levaria vantagem nos critérios de desempate.. Luis Fabiano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não estará em campo no Rio. Aloísio, reserva neste domingo, também estará suspenso, e Ademilson preocupa por lesão.

Em má fase, o Fluminense também já começa a se preocupar com rebaixamento. O Tricolor carioca só venceu uma das últimas seis partidas na Série A e aparece no 15° lugar, com 18 pontos. No próximo sábado, recebe o Santos, no Maracanã.

O jogo

O São Paulo tinha a posse de bola no início do primeiro tempo, sem conseguir furar a defesa do retraído Fluminense. Mas foram os cariocas que, aos 11 minutos, invadiram a área adversária. Diguinho fez boa jogada e enfiou bola para Samuel. O atacante passou por Rogério Ceni e caiu pedindo pênalti, que não existiu e não foi marcado.

Não demorou muito para que a torcida desse sinais de impaciência com a falta de ação do time paulista.

Os donos da casa ameaçaram Diego Cavalieri em chegada de Ademilson pela esquerda. O atacante cruzou depois de receber passe de Luis Fabiano, e o zagueiro Anderson afastou. Ademilson ‘ganhou' bola limpa na entrada da área em rebote aos 22, mas chutou longe.

O gol são-paulino saiu quando Ademilson estava fora do jogo. Enquanto a jovem revelação reclamava de dores deitado perto da linha de fundo, Ganso deu passe preciso para Luis Fabiano, de carrinho, acertar o canto esquerdo de Cavalieri.

Mais conservador depois do gol marcado, o São Paulo ainda conseguiu ampliar a vantagem antes do intervalo. Aos 45, o lateral esquerdo Reinaldo cruzou, Diguinho rebateu e o próprio Reinaldo acertou um belo chute cruzado.
Aquele gol definiria a partida. O Fluminense teve a posse de bola durante quase todo o segundo tempo, mas não produziu nada além de 'chuveirinhos' na área de Rogério Ceni. Nos acréscimos, Eduardo descontou em chute no ângulo.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 2 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 25 de agosto de 2013 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Boschilia (PR)
Público: 55.256 pagantes
Renda: R$ 658.280,00
Cartões amarelos: Anderson, Gum, Diego Cavalieri, Kenedy (Fluminense); Luis Fabiano, Wellington, Aloísio (São Paulo)
Gols: SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 27 minutos, e Reinaldo, aos 45 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Eduardo, aos 47 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Antônio Carlos), Jadson (Aloísio) e Ganso; Ademilson (Lucas Evangelista) e Luis Fabiano
Técnico: Paulo Autuori
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Gum, Anderson e Edinho; Igor Julião, Jean (Kenedy), Diguinho, Felipe (Eduardo) e Carlinhos; Samuel e Wagner (Biro Biro)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo