domingo, 18 de agosto de 2013

Palmeiras consegue virada emocionante nos acréscimos e se isola na liderança

Gazeta Press
Mendieta comemora: meia faz belo gol e empata para o Palmeiras contra o Paysandu no Pacaembu
Mendieta comemora: meia faz belo gol e empata para o Palmeiras contra o Paysandu no Pacaembu
No discurso do Palmeiras, fica clara a preocupação com a ‘gordura' acumulada ainda no primeiro turno da Série B. Mais de dez pontos à frente do primeiro time fora do G4, o América-MG, a equipe tenta se resguardar e suou para evitar um tropeço neste sábado.
O alviverde paulista recebeu o Paysandu no Pacaembu, saiu atrás no placar, mas conseguiu se recuperar, fazer três gols e conquistar vitória emocionante de 3 a 2. Apostando nos contra-ataques, os visitantes sufocaram o poder de criação dos donos da casa e até abriram vantagem. A reação palmeirense veio no segundo tempo através de bolas alçadas na área. Os gols foram marcados por Alan Kardec, Mendieta e Leandro. Os laterais Pablo e Yago Pikachu descontaram.
Palmeiras 0x1 Paysandu
Palmeiras 0x1 Paysandu
Com o resultado, o Palmeiras chega a 40 pontos, se isola ainda mais na liderança e, mesmo com dois jogos a mais, não pode mais ser ultrapassado pelo segundo colocado Chapecoense em caso de vitórias dos concorrentes nas partidas que faltam. O Paysandu segue com 15 pontos e permanece na zona de rebaixamento.
Palmeiras 0 x 2 Paysandu
Palmeiras 0 x 2 Paysandu
Nos minutos finais, uma confusão próxima ao banco de reservas do Palmeiras envolvendo Wesley e Vanderson interrompeu a partida por mais de três minutos e resultou na expulsão do meio-campista alviverde e do zagueiro Fabio Sanches.
Palmeiras 1x2 Paysandu
Palmeiras 1x2 Paysandu
Um dos maiores destaques do time na Série B, o meia Valdivia foi deixado de fora com um edema na coxa direita. Ele voltou lesionado da seleção chilena e ainda não tem escalação confirmada para o confronto com o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, dentro de casa.
Palmeiras 2x2 Paysandu
Palmeiras 2x2 Paysandu
O duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil pesou na decisão do técnico Gilson Kleina de manter a força máxima para não diminuir o ritmo. A equipe alviverde volta a campo pela segunda divisão somente no próximo sábado, contra o Boa Esporte, em Varginha, interior mineiro. No mesmo dia, o Paysandu recebe o Icasa em Belém.
Palmeiras 3x2 Paysandu
Palmeiras 3x2 Paysandu
O jogo - Marcação a partir da intermediária e saída no contra-ataque. A estratégia do Paysandu se provou mais do que acertada no Pacaembu. Adiantando as suas linhas na etapa inicial, o time conseguiu encurralar o Palmeiras na defesa e levou perigo.
Os paraenses ameaçaram primeiro com o veterano Vanderson. Ele recebeu excelente passe de Djalma na altura da meia-lua e bateu de primeira. A bola acabou saindo mascada e foi para a linha de fundo.
Na chegada seguinte, o Papão não perdoou. A equipe se movimentou bem, abriu a retaguarda palmeirense e furou o bloqueio adversário na entrada da área. O mérito foi todo de Marcelo Nicácio, que soube aguardar o momento certo para enfiar bola preciosa para Pablo e deixá-lo na cara de Fernando Prass. Ele deu apenas um toque por cima do goleiro para fazer 1 a 0 com 14 minutos.
O Palmeiras quase respondeu na sequência. Em boa trama de Leandro e Wesley, o lateral-esquerdo Juninho recebeu passe e chutou raspando a trave de Marcelo.
Não dava nem na bola parada. Luiz Felipe tentou quase da intermediária, botou efeito, mas Marcelo voou para dessa vez tirar com os dedos e colocar para escanteio.
O Paysandu voltaria a chegar em seguida. Em decisão polêmica, a arbitragem não deu pênalti sobre Pablo, derrubado por Vilson dentro da área, e ainda amarelou o lateral. Ele foi atingido pelo defensor alviverde quando tentava cortar para dentro.
Antes da saída para o intervalo, o Palmeiras teve a sua melhor chance no primeiro tempo. Substituto de Valdivia, Mendieta fez bela jogada pela esquerda, costurou a marcação e entregou para Leandro. O atacante chutou bem, mas foi parado por Marcelo. Grande defesa à queima-roupa do titular dos paraenses.
Otávio Vilhena, médico do Palmeiras, fala sobre condição clínica de Valdivia
Otávio Vilhena, médico do Palmeiras, fala sobre condição clínica de Valdivia
Na volta do vestiário, o time comandado por Gilson Kleina promoveu uma blitz na zaga do Papão, mas não conseguia finalizar e exagerava no chuveirinho. Aos 12 minutos, Felipe Menezes, que entrou no segundo tempo, pôs a bola no chão e tentou um arremate cruzado tirando tinta da trave. No meio da área, os demais atletas reclamaram do não cruzamento.
Acuado na defesa, o Paysandu armou um raro contra-ataque na etapa complementar e tirou proveito da falha de cálculo de Juninho para sair na frente de Fernando Prass. Djalma chutou forte e o camisa 1 rebateu parcialmente pela linha de fundo.
Aos 20, não deu para o arqueiro palmeirense. Em combinação com Yago Pikachu, Iarley devolveu na medida para o lateral, que deu um toque sútil por cima de Prass para encobri-lo e aumentar para 2 a 0. Lindo gol.
Atrás no placar, a equipe paulista partiu com tudo para cima do Papão e diminuiu minutos depois em cruzamento com o pé trocado de Luis Felipe para que Alan Kardec pegasse Marcelo no contrapé e empurrasse de cabeça para dentro.
Uma briga generalizada na lateral do campo acirrou ainda mais os ânimos no Pacaembu. Em nova jogada pelos lados, veio, então, o empate dos donos da casa. Juninho lançou para o meio da área, a defesa paraense rebateu para fora e Mendieta acertou chute de primeira para igualar em 2 a 2 e colocar fogo no Pacaembu.
Nos acréscimos, Leandro aproveitou bate e rebate e virou heroicamente para 3 a 2 aos 49.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 2 PAYSANDU
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17 de agosto de 2013, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Público
: 16.936 pagantes
Renda: R$ 565.115,00
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Edina Alves Batista (PR)
Cartões amarelos: Leandro (Palmeiras); Pablo, Djalma e Marcelo (Paysandu)
Cartões vermelhos:Wesley (Palmeiras); Fábio Sanches (Paysandu)
Gols: PALMEIRAS: Alan Kardec, aos 28, Mendieta, aos 31, e Leandro, aos 49 minutos do segundo tempo
PAYSANDU: Pablo, aos 14 minutos do primeiro tempo; Yago Pikachu, aos 21 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson (Tiago Alves), Henrique e Juninho; Márcio Araújo (Ronny), Charles (Felipe Menezes), Wesley e Mendieta; Leandro e Alan Kardec
Técnico: Gilson Kleina
PAYSANDU: Marcelo; Yago Pikachu, Diego Bispo, Fábio Sanches e Pablo; Vanderson (Esdras), Ricardo Capanema, Eduardo Ramos e Djalma; Iarley (Raúl) e Marcelo Nicácio (Tallys)
Técnico: Arturzinho